A apropriação do discurso alheio e a composição de enunciados autorais em redações do Enem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n1ID20331

Mots-clés :

Discurso alheio, Enunciado, Autoria, Redação do ENEM

Résumé

Ao tomar parte da discussão a respeito do ensino e da aprendizagem de língua materna na escola, neste artigo, propomos analisar os modos e formas de apropriação do discurso de outrem na construção de discursos autorais de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio de textos disponibilizados na internet. Para tanto, partimos da perspectiva filosófica de linguagem do Círculo (BAKHTIN, 2010 [1919/20]; 2015 [1934/35]; 2016 [1952/53]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; VOLOCHINOV, 2013ab [1930]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928]) e, para a análise, selecionamos três excertos-dizeres de três textos de candidatos do ENEM, dentre redações bem avaliadas disponibilizadas livremente na internet. A partir da análise desses excertos-dizeres, percebemos uma tendência à delimitação do discurso alheio e, apesar dessa tendência ao isolamento do discurso alheio, foi possível constatarmos a inter-relação entre os discursos apropriados e os discursos autorais.

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Biographie de l'auteur-e

Andre Cordeiro dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Letras-linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Linguística pela Universidade federal de Pernambuco. Possui Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Interessa-se por temáticas ligadas ao ensino de língua, ao uso das Novas Tecnologias de Informação e à interação na perspectiva da análise/teoria dialógica do discurso.

Publié-e

01-07-2020

Comment citer

DOS SANTOS, A. C. A apropriação do discurso alheio e a composição de enunciados autorais em redações do Enem. Revue Odisseia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 141 – 161, 2020. DOI: 10.21680/1983-2435.2020v5n1ID20331. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/20331. Acesso em: 5 nov. 2024.

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