‘Indo direto ao assunto’

a configuração da construção com adjetivo adverbial de sentido qualitativo no português brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7n2ID28938

Palavras-chave:

Adjetivo advebial, Construção adverbial qualitativa, Linguística Centrada no Uso, Gramática de construções

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise da construção com adjetivo adverbial de sentido qualitativo. Adotando a perspectiva teórica da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), propomos que o verbo e o adjetivo adverbial sejam conceptualizados e instanciados em conjunto, compondo um único pareamento forma-sentido (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013; GOLDBERG, 2019). Interessa-nos, portanto, depreender a configuração da construção [V AA]Qualit, com base na investigação de suas propriedades formais, semânticas, discursivo-pragmáticas e contextuais, em análise quali-quantitativa. Os dados foram coletados nos corpora Corpus do Português e C-Oral-Brasil e correspondem ao português brasileiro contemporâneo. Nossa análise demonstra que tal construção tende a ser formada por um verbo intransitivo ou em uso intransitivo, principalmente de sentido material, seguido imediatamente de um adjetivo mais abstrato, de diferentes tipos semânticos. Além disso, os resultados indicam que a construção é mais vinculada à estrutura informacional de foco exclusivo e é mais frequente em textos mais informais e prototipicamente orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Tiradentes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante pesquisador na área da Linguística Funcional Centrada no Uso. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura em Letras: Português-Literaturas, pela mesma instituição. Tem desenvolvido pesquisa sobre a construção com adjetivos adverbiais no português brasileiro, sob a orientação da Profª Drª Priscilla Mouta Marques, junto ao grupo de estudos Discurso & Gramática. Também é membro da Comissão Operacional da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) e um dos fundadores do Clube de Resolução de Problemas Linguísticos da OBL na UFRJ, grupo em que atua como coordenador ao lado de Cynthia Herkenhoff. 

Priscilla Mouta Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português - Literaturas) (1999), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui curso de aperfeiçoamento acadêmico na Universidade da Califórnia - Berkeley (2009). É Professora Adjunta de Linguística da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. É também membro do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). 

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

TIRADENTES, R.; MOUTA MARQUES, P. ‘Indo direto ao assunto’: a configuração da construção com adjetivo adverbial de sentido qualitativo no português brasileiro contemporâneo. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n2ID28938. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/28938. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos