Argumentação no artigo acadêmico: relações entre os três pilares da argumentação da Retórica Clássica e movimentos retóricos da Análise de Gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34692

Palavras-chave:

Argumentação, Retórica Clássica, Artigo Acadêmico, Gênero Discursivo, Movimento Retórico

Resumo

A argumentação faz parte de diversas esferas comunicativas, incluindo a acadêmica, apesar do mito da objetividade pura e neutralidade nesse discurso. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a relação entre os três pilares da persuasão da Retórica Clássica (Aristóteles, 2013) e os movimentos retóricos atribuídos ao gênero artigo acadêmico pela Análise de Gênero (Swales, 1990). Para tanto, primeiramente, estabelecemos relações entre os três pilares da persuasão aristotélica com os movimentos retóricos do artigo acadêmico. Então, selecionamos quatro artigos publicados em periódicos bem avaliados e cadastrados no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Posteriormente, identificamos os movimentos retóricos presentes no corpus e confirmamos nossas hipóteses de relação entre esses movimentos retóricos e os pilares da persuasão. A análise do corpus revelou que os pilares da argumentação estão presentes no artigo acadêmico em diferentes movimentos retóricos e que um movimento retórico pode evocar mais de um pilar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Michelon Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM).

Gabriel Salinet Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM).

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM). Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - UFSM.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2017.

BESSA, C. O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva: fenômenos semântico-argumentativos no artigo científico. In: NASCIMENTO, E. P.; BESSA, C. M. B. (org.). A argumentação nos gêneros científicos e acadêmicos: a construção de sentidos e o uso da palavra alheia. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 95-110.

BRAET, A. C. Ethos, pathos and logos in Aristotle’s Rhetoric: a re-examination. Argumentation, v. 6, n. 3, p. 307-320, 1992.

GARCÍA NEGRONI, M. M. Subjetividad y discurso científico-académico. Acerca de algunas manifestaciones de la subjetividad em el artículo de investigación en español. Revista Signos. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, v. 41, n. 66, p. 5-31. 2008.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to

functional grammar. 4. ed. Oxon: Routledge, 2014.

GIL, I. T. M. Retórica e argumentação: continuidade e rupturas. Máthesis, n. 14, p. 69-80, 2005.

LIMA, M. A. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. Natal: IFRN, 2011.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NASCIMENTO, E. P.; BESSA, C. M. B. A argumentação nos gêneros científicos e acadêmicos: a construção de sentidos e o uso da palavra alheia. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.

SANTIAGO, C. Argumentação: A retórica antiga, a nova retórica e a perspectiva enunciativo-dialógica. In: LIBERALI, F. et al. (org.). Argumentação em contexto escolar: Relatos de Pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 15-34.

SILVA, M. F. Apresentação. In: SILVA, M.F. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. Natal: IFRN, 2011. p. 9-13.

SWALES, J. M. Research genres: Explorations and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

24-11-2024

Como Citar

RIBEIRO, J. M.; RODRIGUES, G. S.; TICKS, L. K. . Argumentação no artigo acadêmico: relações entre os três pilares da argumentação da Retórica Clássica e movimentos retóricos da Análise de Gênero . Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 430–444, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34692. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34692. Acesso em: 21 dez. 2024.