Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico

  • Marcos Alexandre Alves
Palavras-chave: compreensão, experiência, hermenêutica, filosofia.

Resumo

O presente artigo analisa a passagem da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Inicialmente, apresenta a crítica da hermenêutica à absolutizaçáo da lógica matemática como estrutura da pesquisa e produçáo de sentido na filosofia. A lógica matemática sedimenta a dinâmica da vida do homem por náo estar aberta às contingências da existência, porém a vida do homem náo se compreende sob a forma da lógica matemática. Posteriormente, demonstra que compreender a dinâmica da vida do sujeito pressupõe uma hermenêutica filosófica, que interprete o verdadeiro sentido do humano. Essa compreensáo hermenêutico-filosófica se estabelece mediante uma inter-relaçáo entre o sujeito e o algo a ser interpretado. Por fim, defende que a condiçáo de possibilidade dessa inter-relaçáo é a experiência hermenêutica, o que implica uma abertura ao que esse algo tem a dizer ao sujeito, tornando-se, assim, o ponto de partida da compreensáo e fundamentaçáo do saber crítico-reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-04-2012
Como Citar
ALVES, M. A. Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 18, n. 30, p. 181-198, 3 abr. 2012.