Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico

Autores

  • Marcos Alexandre Alves

Palavras-chave:

compreensão, experiência, hermenêutica, filosofia.

Resumo

O presente artigo analisa a passagem da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Inicialmente, apresenta a crítica da hermenêutica à absolutizaçáo da lógica matemática como estrutura da pesquisa e produçáo de sentido na filosofia. A lógica matemática sedimenta a dinâmica da vida do homem por náo estar aberta às contingências da existência, porém a vida do homem náo se compreende sob a forma da lógica matemática. Posteriormente, demonstra que compreender a dinâmica da vida do sujeito pressupõe uma hermenêutica filosófica, que interprete o verdadeiro sentido do humano. Essa compreensáo hermenêutico-filosófica se estabelece mediante uma inter-relaçáo entre o sujeito e o algo a ser interpretado. Por fim, defende que a condiçáo de possibilidade dessa inter-relaçáo é a experiência hermenêutica, o que implica uma abertura ao que esse algo tem a dizer ao sujeito, tornando-se, assim, o ponto de partida da compreensáo e fundamentaçáo do saber crítico-reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

ALVES, M. A. Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 18, n. 30, p. 181–198, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1720. Acesso em: 24 abr. 2024.