A filosofia da informação de Luciano Floridi como próte philosophía

Do processo de reontologização do mundo para a formulação do realismo estrutural informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2020v27n54ID18454

Palavras-chave:

Filosofia da Informação, Reontologização, Informação semântica, Realismo estrutural, Metafísica

Resumo

A revolução científica inaugurada com a obra de Turing implicou em profundas mudanças socioculturais que culminaram na atual situação histórica, a assim chamada “era da informação”. Como a própria expressão sugere, a informação, e também as tecnologias a ela associadas, encontra-se no centro de gravidade dessas mudanças. Recentemente, Luciano Floridi identificou neste processo revolucionário o contexto a partir do qual emergiu uma nova forma de reflexão filosófica, a filosofia da informação. O objetivo central deste trabalho consiste em apresentar em linhas gerais a filosofia da informação. Mais especificamente, o foco desta apresentação é posto em sua dimensão metafísica ou ontológica. Para tanto, o trabalho se divide em duas partes. Inicialmente, será caracterizado o quadro geral no interior do qual se deu o giro informacional e o processo de reontologização do mundo a ele associado, bem como também será apresentado o conjunto de questões por meio do qual se estabelece a agenda da filosofia da informação. De posse desta caracterização inicial serão introduzidos em linhas gerais os conceitos de informação semântica, a metodologia por níveis de abstração e a proposta de um realismo estrutural informacional, que constituem o núcleo dessa nova forma de reflexão filosófica qualificada por Floridi como próte philosophía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAVERS, A. A Brief Introduction to the Philosophy of Information. Logeion: Filosofia da Informação. Rio de Janeiro. 2016.

BYNUM, T. W. Informational Metaphysics: the informational nature of reality, in The Routledge Handbook of Philosophy of Information. Routledge. 2016.

FLORIDI, L. Information: a very short introduction. Oxford. 2010.

FLORIDI, L. The Philosophy of Information. Oxford. 2011

FLORIDI, L. The Method of Level of Abstraction. In The Routledge Handbook of Philosophy of Information. Routledge. 2016.

FLORIDI, L. "Semantic Conceptions of Information", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/spr2017/entries/information-semantic/>. Último acesso em 8 de agosto de 2019.

GONZALES, M. N. Luciano Floridi e os Problemas Filosóficos da Informação: da representação à modelização. Incid: Revista de Ciência da Informação e Documentação. 2013.

HEIDEGGER, M. Ser y Tiempo. Ed. Trotta. 2009.

WIENER, N. Cybernetics: or control and communication in the animal and the machine, 2nd edition, MIT press, Cambridge, Massachussets, 1948.

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

DIETRICH, G. A filosofia da informação de Luciano Floridi como próte philosophía: Do processo de reontologização do mundo para a formulação do realismo estrutural informacional. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 28, n. 55, p. 39–61, 2021. DOI: 10.21680/1983-2109.2020v27n54ID18454. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/18454. Acesso em: 18 abr. 2024.