Eurico Alves Boaventura e a criação de um Almajesto sertanejo
primeiro passo para uma cosmologia a partir do sertão
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n66ID36323Palavras-chave:
Eurico Alves Boaventura, Sertão, Cosmologia, Nordeste do BrasilResumo
Na crônica/ensaio Sob ditame de rude Almajesto, o jurista, poeta e cronista baiano Eurico Alves Boaventura descreve uma miríade de técnicas e experiências desenvolvidas pelo povo do sertão para prever as épocas de chuva. Tecendo a descrição destas observações, traçamos paralelos entre a função popular criadora de uma episteme e os princípios da filosofia grega. Observamos, assim, as proximidades entre a vontade de criação de conhecimento que antecede os primeiros filósofos e a que rodeia o mundo sertanejo. Encerramos num exercício de imaginar como este pensamento se apresentaria numa linguagem filosófica.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução: Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
BOAVENTURA, Eurico Alves. A paisagem urbana e o homem. Feira de Santana: UEFS Editora, 2006.
BOAVENTURA, Eurico Alves. Sob ditame de rude Almajesto. Sertão, n° 1, setembro, 1961, p. 27-33.
CHALMERS. A. F. O que é ciência, afinal? Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
COLLI, Giorgio. O nascimento da filosofia. Tradução: Federico Carotti. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yves São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |