DERRIDA, FREUD E O RETORNO DO ARQUIVO
Keywords:
Arquivo, Retorno, Transferência, Testemunho, Verdade, PharmakonAbstract
O artigo trata de situar-se numa zona delicada, a do arquivo e os seus males tal e como nos foram legado pela obra de Freud. A nossa intenção será colocar-nos à escuta da impressão freudiana, ajudados pelas reflexões de Derrida recolhidas na sua obra Mal de arquivo. A fórmula "o retorno do arquivo" é uma referência à dita obra e à experiência do registo promovida por Freud sob a palavra Verdrängung, o recalque que é impossível desligar do seu retorno. Encaminhando-nos para as reflexões de Derrida e Freud, trataremos de esboçar a problemática do arquivo e dos seus males, das suas condições de possibilidade e do seu estatuto inquietante para as questões da origem, da verdade e do testemunho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
FASOLINO, Ruben Carmine. DERRIDA, FREUD E O RETORNO DO ARQUIVO. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 63–83, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6022. Acesso em: 8 dec. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)