Schopenhauer e a (in)quietude do objeto artístico: entre o grito sem voz do Laocoonte e o desejo de Pigmalião [Schopenhauer and the rest(lessness) of the art object: between the Laocoon’s voiceless scream and the Pygmalion’s desire]

Autores

  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Pontifícia Universidade Católica do paraná (PUCPR)
  • Luciana Lourenço Paes UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8880

Palavras-chave:

Arte, Escultura, Desejo, Sublimação, Quietude.

Resumo

O presente artigo busca descrever e interpretar o Laocoonte de Schopenhauer à luz de uma compreensão mais contemporânea do objeto artístico, também pelo viés do criador quanto do apreciador de arte e, de um modo especial, da arte da escultura. O efeito artístico que acalma a vontade seria o único ou é apenas um impulso sublimado que, como os outros, representam ainda, sob todos os véus, o vívido desejo e a sensualidade que prometem a felicidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do paraná (PUCPR)

Professor credenciado ao PPGF da PUCPR, autor e tradutor de Schopenhauer. Vencedor de dois prêmios Jabuti, o primeiro por Psiquismo e Vida (autor) e o segundo pelos Complementos ao Mundo como Vontade e Representação, de Schopenhauer (tradutor).

 

Luciana Lourenço Paes, UNICAMP

Doutoranda em História da Arte pela UNICAMP. Estuda o Romantismo francês, especialmente a obra de Eugène Delacroix.

Referências

BAUDELAIRE, C. Meu coração desnudado. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

CLARK, K. The nude: a study in ideal form. Washington: National Gallery of Art; Princeton: Princeton University Press, 1990 [1956].

FRISCHER, B. Laocoon: an annotated chronology of the “Laocoon” statue group. Online: 2009. Disponível em:

< http://www.digitalsculpture.org/laocoon/chronology/ >. Acesso em: 21 mar. 2016.

GOETHE, J. W. Truth and poetry: from my own life. Trad. John Oxenford. London: Henry G. Bohn, 1848.

GOETHE, J. W. Escritos sobre arte. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

HOWARD, W. G. Goethe’s essay “Über Laokoon”. PMLA – Publications of the Modern Language Association of America. v. 21, jan. 1906. Disponível em: < https://archive.org/details/jstor-456765 >. Acesso em: 21 mar. 2016.

LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe (KSA). Org. Giorgio Colli e Mazzino Montinari. 2. ed. Munique: DTV; de Gruyter, 1999. 15 v.

RIVERA, T. O avesso do imaginário. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

ROBSON-SCOTT, W. D. The younger Goethe and the visual arts. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

SAFRANSKI, R. Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia: uma biografia. Trad. William Lagos. São Paulo: Geração, 2011.

SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke. Ed. Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt: Suhrkamp, 1986. 5 v.

SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2003.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, A. On vision and colors. In: SCHOPENHAUER, A.; RUNGE, P. O. On Vision and Colors by Arthur Schopenhauer and Color Sphere by Philipp Otto Runge. Translated and with an introduction by Georg Stahl. New York: Princeton Architectural Press, 2010.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação: complementos. Tomo II (Vol. II, Livros III-IV). Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: UFPR, 2014.

WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflexões sobre a arte antiga. Trad. Herbert Caro e Leonardo Tochtrop. Porto Alegre: Movimento; UFRGS, 1975.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

FONSECA, E. R. da; PAES, L. L. Schopenhauer e a (in)quietude do objeto artístico: entre o grito sem voz do Laocoonte e o desejo de Pigmalião [Schopenhauer and the rest(lessness) of the art object: between the Laocoon’s voiceless scream and the Pygmalion’s desire]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 23, n. 40, p. 287–311, 2016. DOI: 10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8880. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/8880. Acesso em: 19 nov. 2024.