Schopenhauer e a (in)quietude do objeto artístico: entre o grito sem voz do Laocoonte e o desejo de Pigmalião [Schopenhauer and the rest(lessness) of the art object: between the Laocoon’s voiceless scream and the Pygmalion’s desire]
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8880Keywords:
Arte, Escultura, Desejo, Sublimação, Quietude.Abstract
O presente artigo busca descrever e interpretar o Laocoonte de Schopenhauer à luz de uma compreensão mais contemporânea do objeto artístico, também pelo viés do criador quanto do apreciador de arte e, de um modo especial, da arte da escultura. O efeito artístico que acalma a vontade seria o único ou é apenas um impulso sublimado que, como os outros, representam ainda, sob todos os véus, o vívido desejo e a sensualidade que prometem a felicidade?
Downloads
References
BAUDELAIRE, C. Meu coração desnudado. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
CLARK, K. The nude: a study in ideal form. Washington: National Gallery of Art; Princeton: Princeton University Press, 1990 [1956].
FRISCHER, B. Laocoon: an annotated chronology of the “Laocoon” statue group. Online: 2009. Disponível em:
< http://www.digitalsculpture.org/laocoon/chronology/ >. Acesso em: 21 mar. 2016.
GOETHE, J. W. Truth and poetry: from my own life. Trad. John Oxenford. London: Henry G. Bohn, 1848.
GOETHE, J. W. Escritos sobre arte. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
HOWARD, W. G. Goethe’s essay “Über Laokoon”. PMLA – Publications of the Modern Language Association of America. v. 21, jan. 1906. Disponível em: < https://archive.org/details/jstor-456765 >. Acesso em: 21 mar. 2016.
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, F. Kritische Studienausgabe (KSA). Org. Giorgio Colli e Mazzino Montinari. 2. ed. Munique: DTV; de Gruyter, 1999. 15 v.
RIVERA, T. O avesso do imaginário. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
ROBSON-SCOTT, W. D. The younger Goethe and the visual arts. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
SAFRANSKI, R. Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia: uma biografia. Trad. William Lagos. São Paulo: Geração, 2011.
SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke. Ed. Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt: Suhrkamp, 1986. 5 v.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2003.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. On vision and colors. In: SCHOPENHAUER, A.; RUNGE, P. O. On Vision and Colors by Arthur Schopenhauer and Color Sphere by Philipp Otto Runge. Translated and with an introduction by Georg Stahl. New York: Princeton Architectural Press, 2010.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação: complementos. Tomo II (Vol. II, Livros III-IV). Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: UFPR, 2014.
WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflexões sobre a arte antiga. Trad. Herbert Caro e Leonardo Tochtrop. Porto Alegre: Movimento; UFRGS, 1975.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)