A atualidade de uma pergunta

que significa, pois, esclarecimento?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n64ID34231

Palabras clave:

Autonomia, Liberdade, Emancipação., Imannuel Kant.

Resumen

Autonomia do indivíduo, liberdade como autodeterminação, menos poder, sejam eles quais forem, religiosos, morais, corporativos, legais, políticos etc.: eis as grandes promessas da Modernidade. A liberdade esclarecida é a liberdade pela razão que se orienta para o geral e para o público, em oposição à razão que responde ao particular e ao privado. Por múltiplas razões, convém fazermos um balanço, perguntando-nos onde nos levou a utopia moderna da autonomia, liberdade e emancipação, mais ainda, porque hoje esse esclarecimento se tornou algo mais do que uma mera questão. Chegamos, de fato, à maioridade? Depois de mais de dois séculos de triunfo das ideias iluministas, podemos dizer que estamos na sociedade da razão esclarecida? Nossas sociedades, sustentadas pelas máximas do Iluminismo, atingiram um estágio de progresso? Se é possível falarmos que houve uma melhoria em termos legais, podemos dizer o mesmo em termos morais? São essas e outras questões que o presente artigo objetivo discutir desde o célebre texto Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento, de Immanuel Kant.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto de Filosofia na UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT); Professor no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT.

Citas

ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BENJAMIN, Walter. Goethes Wahlverwandtschaften. In: BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften. (Sieben Bände in 14 Teilbänden). (Unter Mitwirkung von Theodor W. Adorno und G.Scholem; herausgegeben von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser). Frankfurt: Suhrkamp, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. Carnaval/Canibal. In: Revista FAMECOS, n.28, Porto Alegre, 2005.

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: que é Esclarecimento (Aufklärung)?. Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.

VOLPI, Franco. Niilismo. São Paulo: Loyola, 1999.

Publicado

22-07-2024

Cómo citar

CAIRES CORREIA, F.; PERIUS, O. . A atualidade de uma pergunta: que significa, pois, esclarecimento?. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 31, n. 64, 2024. DOI: 10.21680/1983-2109.2024v31n64ID34231. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/34231. Acesso em: 26 jul. 2024.