AS PALAVRAS E AS IMAGENS: UMA ARQUEOLOGIA DA PINTURA EM FOUCAULT

Autores/as

  • Rodrigo Castro Orellana Universidade Complutense de Madrid

Palabras clave:

Pintura, Filosofia, Michel Foucault

Resumen

O artigo estuda a importância da experiência visual ao longo do pensamento de Michel Foucault. Discute, nesse sentido, a articulação da pintura como foco temático de diferentes momentos da sua pesquisa filosófica a partir de um enfoque arqueológico que analisa o regime de funcionamento e as descontinuidades de quatro obras: A nau dos loucosde Bosch, As meninas de Velázquez, Um bar do Folies-Bergère de Manet e O balcão de Magrittte. Finalmente, apresenta uma reflexão geral sobre a questão do olhar, o poder, a resistência e a escrita em Foucault a partir dos trabalhos de Martin Jay e Michel De Certeau.

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Cómo citar

ORELLANA, R. C. AS PALAVRAS E AS IMAGENS: UMA ARQUEOLOGIA DA PINTURA EM FOUCAULT. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 5–35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6017. Acesso em: 18 may. 2024.