Resolução e apreensão de princípios em Tomás de Aquino [Resolution and apprehension of principles in Aquinas]
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8636Palabras clave:
Resolução, Princípios, Metafísica, Tomás de AquinoResumen
O escopo do presente artigo consiste em investigar a função da resolução na apreensão de princípios em Tomás de Aquino. Para tanto, examino o sentido da resolução do ente efetuada por Tomás em De veritate, q. 1, a. 1. Com o intuito de elucidar esse extrato textual, tenho por objetivo explicitar como Tomás associa o emprego da resolução, entendida como método próprio da razão humana, com a apreensão intelectual do ente que, de acordo com Tomás, é o princípio geral sem o qual todo conhecimento humano encontrar-se-ia desprovido de fundamentação.
Descargas
Citas
Fontes Primárias
ARISTOTELES LATINUS. Analytica posteriora. Translationes Iacobi, Anonymi sive “Ioannis”, Gerardi et Recensio Guillelmi de Moerbeka, edd. L. Minio-Paluello et B. G. Dod. t. IV 1-4. Bruges; Paris: Desclée De Brouwer, 1968.
CAJETANO. Commentarium super Opusculum De ente et essentia Thomae Aquinatis. Romae: Ex Pontificia Officina Typographica, 1907.
TOMÁS DE AQUINO. Pars prima Summae Theologiae a quaestione I ad quaestionem XLIX. Opera omnia iussu impensaque Leonis XIII P.M. edita, Vol. IV. Roma: Typographia Polyglotta, 1888.
TOMÁS DE AQUINO. Pars prima Summae Theologiae a quaestione L ad quaestionem CXIX. Opera omnia iussu impensaque Leonis XIII P. M. edita, Vol. V. Roma: Typographia Polyglotta, 1889.
TOMÁS DE AQUINO. Prima secundae Summae Theologiae a quaestione I ad quaestionem LXX. Opera omnia iussu impensaque Leonis XIII P. M. edita, Vol. VI. Roma: Typographia Polyglotta, 1891.
TOMÁS DE AQUINO. Prima secundae Summae Theologiae a quaestione LXXI ad quaestionem CXIV. Opera omnia iussu impensaque Leonis XIII P. M. edita, Vol. VII. Roma: Typographia Polyglotta, 1892.
TOMÁS DE AQUINO. Scriptum Super Libros Sententiarum Magistri Petri Lombardi. ed. P. Mandonnet, v. 1-2, Parisiis: P. Lethielleux, 1929.
TOMÁS DE AQUINO. Sententia libri Metaphysicae. M.-R. Cathala (ed.), R. M. Spiazzi (rev.). Turin: Marietti, 1950.
TOMÁS DE AQUINO. De substantiis separatis ad fratrem Raynaldum de Piperno. ed. H. F. Dondaine. Ed. Leon., Vol. XL, Romae : Ad Sanctae Sabinae, 1969.
TOMÁS DE AQUINO. Quaestiones disputatae de Veritate. ed. A. Dondaine. ed. Leon., Vol. XXII.1-3. Roma: Editori di san Tommaso, 1972-1976.
TOMÁS DE AQUINO. De ente et essentia [ed. H.F. Dondaine]. ed. Leon., t.XLIII, Opuscula, Vol. IV. Roma: Editori di San Tommaso, 1976. p.369-381.
TOMÁS DE AQUINO. Compendium theologiae seu Brevis compilatio theologiae ad fratrem Raynaldum, pars I: De fide [ed. H. F. Dondaine]. ed. Leon., t. XLII, Opuscula, Vol.III. Roma: Editori di San Tommaso, 1979, p. 83-191.
TOMÁS DE AQUINO. Expositio libri Posteriorum [ed. R.-A. Gauthier]. Ed. Leon., t. I*-2. Roma - Paris: Commissio Leonina - Librairie Philosophique J. Vrin, 1989.
TOMÁS DE AQUINO. Expositio libri Boetii De ebdomadibus [ed. L.-J. Bataillon et C. A. Grassi]. ed. Leon., t. L. Roma: Commissio Leonina; Paris: du Cerf, 1992. p.267-282.
TOMÁS DE AQUINO. Super Boetium De Trinitate. ed. P.-M. J. Gils. ed. Leon. t. L. Roma: Commissio Leonina; Paris: du Cerf, 1992. p. 75-171.
TOMÁS DE AQUINO. Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio – questões 5 e 6. Trad. e introd. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. São Paulo: UNESP, 1998.
Fontes secundárias
AERTSEN, Jan. Method and Metaphysics: the via resolutionis in Thomas Aquinas. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF MEDIEVAL PHILOSOPHY (S.I.E.P.M.), 8. Knowledge and the sciences in Medieval Philosophy: proceedings..., Helsinki 24-29 August 1987, v. 3. Helsinki: Yliopistopaino, 1990. p. 3-12.
AERTSEN, Jan. Avicenna’s doctrine of the primary notions and its impact on Medieval Philosophy. In: AKASOY, A.; RAVEN, W. (Ed.). Islamic thought in the Middle Ages: studies in text, transmission and translation in honour of Hans Daiber. Leiden; Boston: Brill, 2008. p. 21-42.
AERTSEN, Jan. Scotus’s conception of transcendentality: tradition and innovation. Archa Verbi, Franciscan Institute Publications, n. 5, 2010, p. 107-123.
BERTI, Enrico. As razões de Aristóteles. Trad. Dion Macedo. São Paulo: Loyola, 1998.
CHASE, Michael. Quod est primum in compositione, est ultimum in resolutione. Notes on analysis and synthesis in Late Antiquity. Anuario Filosófico, v. 48, n. 1, 2015, p. 103-139.
GEIGER, Louis-Bertrand. Abstraction et séparation d’après S. Thomas: In De Trinitate, q. 5, a. 3. Revue des sciences philosophiques et theologiques, 31, 1947, p. 3-40.
GORIS, Wouter. The Foundation of the principle of non-contradiction: some remarks on the Medieval transformation of Metaphysics. Documenti e studi sulla tradizione filosofica medievale, XXII, 2011, p. 527-557.
GUERIZOLI, Rodrigo. Duns Scotus, escotistas e o debate em torno à extensão predicativa in quid da noção de ente no século XIV. Kriterion, v. 56, n. 131, 2015, p. 7-23.
KIELBASA, Jan. What is First? Metaphysics as Prima Philosophia and Ultima Scientia in the works of Thomas Aquinas. Philosophia: Philosophical Quarterly of Israel, v. 41, n. 3, 2013, p. 635-648.
KLIMA, Gyula. The semantic principles underlying Saint Thomas Aquinas’s Metaphysics of Being. Medieval Philosophy and Theology, 5, 1996, p. 87-141.
KNASAS, John F. X. Being and some Twentieth-Century thomists. New York: Fordham University Press, 2003.
LANDIM FILHO, Raul. Abstração e juízo: observações sobre a noção de ente e de ser em Tomás de Aquino. In: ÉVORA, Fátima et al. (Org.). Lógica e ontologia. São Paulo: Discurso, 2004. p. 189-208.
LANDIM FILHO, Raul. A questão dos universais segundo a teoria tomista da abstração. Analytica (UFRJ), 12, 2008, p. 11-33.
MARITAIN, Jacques. Sete lições sobre o ser e os primeiros princípios da razão especulativa. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
MUÑOZ, Ceferino. Notas sobre el primum cognitum en Cayetano y su vínculo con la metafísica. Anales del Seminario de Historia de la Filosofía, v. 32, n. 1, 2015, p. 127-142.
OEING-HANHOFF, L. Die Methode der Metaphysik im Mittelalter. In: WILPERT, Paul. (Ed.). Die Metaphysik im Mittelalter: ihr Ursprung und ihre Bedeutung. Berlin: de Gruyter, 1963. p. 71-91.
PORCHAT PEREIRA, Oswaldo. Ciência e dialética em Aristóteles. São Paulo: UNESP, 2001.
SCHMIDT, Robert W. L’emploi de la séparation en métaphysique. Revue Philosophique de Louvain, tome 58, n. 59, 1960, p. 373-393.
SWENNEY, Eileen. Three notions of analysis (Resolutio) and the structure of reasoning in Aquinas. The Thomist, v. 58, n. 2, Apr. 1994, p. 197-243.
TAVUZZI, Michael. Aquinas on the preliminary grasp of being. The Thomist, v. 51, 1987, p. 555-574.
WIPPEL, John. Our discovery of the subject of Metaphysics. In: WIPPEL, John. The metaphysical thought of Thomas Aquinas: from finite being to uncreated Being. Washington: The Catholic University of America Press, 2000. p. 23-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |