Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas

Autores

  • Roberto S. Kahlmeyer-Mertens

Resumo

Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo.

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Publicado

23-09-2010

Como Citar

KAHLMEYER-MERTENS, R. S. Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 15, n. 24, p. 209–223, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431. Acesso em: 27 nov. 2024.