AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO COORDENAÇÃO DO CUIDADO EM SERVIÇOS DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

  • Tainara Lôrena dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Ana Mayara Gomes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Joycimara da Silva Sales de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Fábia Barbosa de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, Avaliação de Serviços de Saúde.

Resumo


Introdução: A coordenação do cuidado trata-se de um atributo essencial dos serviços que tem por finalidade, organizar os atendimentos aos usuários, possibilitar acesso livre as informações e garantir resolutividade da assistência em saúde. Objetivo: Avaliar a presença e extensão do atributo coordenação do cuidado em serviços de Puericultura. Métodos: Trata-se de um estudo avaliativo, quantitativo, de caráter descritivo, com amostra composta por 186 pais/responsáveis de crianças de 0 à 2 anos de idade que utilizam os serviços da Atenção Primária à Saúde, utilizando um questionário validado no Brasil denominado PCA Tools, versão para crianças. Resultados: No que se refere à integração de cuidados esta se apresentou com resolutividade de queixas de 89,2%, uma vez que apenas 10,8% foram consultados por especialistas, porém na ótica dos usuários, 7,5% afirmam ainda que os profissionais se mostraram interessados na qualidade do cuidado prestada no serviço especializado. Já no que se refere ao sistema de informações, 99,5% afirmaram disponibilidade dos registros e boletins de atendimentos durante a consulta. Conclusão: O estudo permitiu identificar potencialidades e avanços em relação ao atributo estudado, as fragilidades ainda existentes ajudam na reflexão e motivação dos profissionais em conseguir uma totalidade na assistência ao cuidado infantil.

AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO COORDENAÇÃO DO CUIDADO EM SERVIÇOS DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  • Conill EM, Fausto MCR, Giovanella L. Contribuições da análise comparada para um marco abrangente na avaliação de sistemas orientados pela atenção primária na América Latina. Rev Bras Saúde Matern. Infant. 2010 nov; 10(Supl. 1): S15-S27.

  • Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia / Bárbara Starfield. – Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.

  • Silva SF. Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil). Ciênc saúde coletiva. 2011; 16(6): 2753-62.

  • Souza GT, Alves BA; Tacla MTGM, Collet N, Toso BRGO. Avaliação do princípio da coordenação na atenção primária à saúde da criança em Londrina-PR. Semina cienc. biol. saude. 2015 jan./jun; 36(1): 39-46.

  • Almeida PF, Giovanella L, Mendonça MHM, Escorel S. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Cad. Saúde Pública. 2010 fev; 26(2): 286-298.

  • Cunha EM, Giovanella L. Longitudinalidade/continuidade do cuidado: identificando dimensões e variáveis para a avaliação da Atenção Primária no contexto do sistema público de saúde brasileiro. Ciênc. saúde coletiva. 2011; 16(Supl. 1): 1029-1042.

  • Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm. 2013; 66(esp): 158-64.

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: Primary Care Assessment Tool PCAtool – Brasil. Brasília (DF). 2010.

  • Brasil. Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde, Brasília (DF). 2012

  • Carneiro MSM, Melo DMS, Gomes JM, Pinto FJM, Silva MGC. Avaliação do atributo coordenação da Atenção Primária à Saúde: aplicação do PCATool a profissionais e usuários. Saúde debate. 2014 out; 38(esp): 279-295.

  • Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2010 Aug; 15(5): 2297-2305.

  • Vieira VCL, Fernandes CA, Demitto MO, Bercini LO, Scochi MJ, Marcon SS. Puericultura na Atenção Primária À Saúde: Atuação do Enfermeiro. Cogitare enferm. 2012 Jan/Mar; 17(1): 119-25.

Publicado
10-07-2017
Como Citar
FERREIRA, T. L. DOS S.; SOUZA, A. M. G. DE; MEDEIROS, J. DA S. S. DE; ANDRADE, F. B. DE. AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO COORDENAÇÃO DO CUIDADO EM SERVIÇOS DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Ciência Plural, v. 3, n. 1, p. 98-107, 10 jul. 2017.
Seção
Artigos