MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA A EXTENSÃO REMOTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID30956Resumo
Introdução: O Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), causador da pandemia de COVID-19, tem causado problemas mundiais para além da doença, como na Educação, que, na impossibilidade da promoção de encontros presenciais, precisou encontrar formas de oportunizar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. Desse modo, a Liga de Enfermagem em Saúde da Família, considerando o cenário pandêmico e a necessidade de seguir com as atividades, teve que se adequar ao formato remoto e usar da sua criatividade para transpor as barreiras físicas da sala de aula. Objetivo: Relatar as ações extensionistas desenvolvidas virtualmente pela Liga de Enfermagem em Saúde da Família, demonstrando sua importância para a formação acadêmica em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre atividades desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem na Liga de Enfermagem em Saúde da Família vinculada ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará. Resultados: A extensão foi desempenhada de forma online por meio do Instagram e Youtube, com a criação de vídeos, imagens educativas e eventos com temas atuais e relevantes para a promoção da saúde, considerando a realidade sanitária, divididos em eixos: cooperação social, integração interprofissional, acadêmica e comunitária, politização acadêmica, datas comemorativas e vacinação. Conclusões: Esse relato reforça a interação universidade-sociedade frente a momentos de reestruturação, e a relevância das Ligas como estratégias extracurriculares de ensino, integrando-se à pesquisa e à extensão.
Palavras-Chave: Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem; COVID-19; Redes Sociais Online; Promoção da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.