MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA A EXTENSÃO REMOTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Vivia Soares Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maria do Livramento Lima da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Antônio Lucas de Brito Pereira Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Luiz Guilherme de Sousa Cunha Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID30956

Resumo

Introdução: O Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), causador da pandemia de COVID-19, tem causado problemas mundiais para além da doença, como na Educação, que, na impossibilidade da promoção de encontros presenciais, precisou encontrar formas de oportunizar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. Desse modo, a Liga de Enfermagem em Saúde da Família, considerando o cenário pandêmico e a necessidade de seguir com as atividades, teve que se adequar ao formato remoto e usar da sua criatividade para transpor as barreiras físicas da sala de aula. Objetivo: Relatar as ações extensionistas desenvolvidas virtualmente pela Liga de Enfermagem em Saúde da Família, demonstrando sua importância para a formação acadêmica em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre  atividades desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem na Liga de Enfermagem em Saúde da Família vinculada ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará. Resultados: A extensão foi desempenhada de forma online por meio do Instagram e Youtube, com a criação de vídeos, imagens educativas e eventos com temas atuais e relevantes para a promoção da saúde, considerando a realidade sanitária, divididos em eixos: cooperação social, integração interprofissional, acadêmica e comunitária, politização acadêmica, datas comemorativas e vacinação. Conclusões: Esse relato reforça a interação universidade-sociedade frente a momentos de reestruturação, e a relevância das Ligas como estratégias extracurriculares de ensino, integrando-se à pesquisa e à extensão.

Palavras-Chave: Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem;  COVID-19; Redes Sociais Online; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Livramento Lima da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Antônio Lucas de Brito Pereira, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Luiz Guilherme de Sousa Cunha, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

LOPES, V. S. .; SILVA, M. do L. L. da; PEREIRA, A. L. de B.; CUNHA, L. G. de S.; ARAÚJO , C. R. de C. e. MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA A EXTENSÃO REMOTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID30956. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/30956. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência