DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235Abstract
Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.