MARCADORES DO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26022Resumen
RESUMO
Introdução: Os dois primeiros anos de vida da criança são de grande importância para a formação dos seus hábitos alimentares, predispondo ao desenvolvimento adequado e favorecendo a saúde a curto e longo prazo. Assim, a introdução de uma alimentação complementar adequada constitui-se como um fator fundamental para favorecer as escolhas alimentares apropriadas no futuro. Objetivo: Analisar os marcadores do consumo de alimentos ultraprocessados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em crianças de 06 a 24 meses no Brasil entre 2015 e 2018. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico de caráter descritivo. A coleta de dados foi proveniente de base de dados secundários do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN-Web, cuja população-alvo foram crianças com faixa etária entre 06 e 24 meses de idade, abrangendo ambos os sexos e sem distinção de raça/cor. A análise de dados ocorreu através de estatística descritiva. Resultados: A região Sul se destacou com as maiores médias de consumo de biscoito recheado, doces ou guloseimas (34%), macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados (21,2%) e hambúrguer e/ou embutidos (15,2%). A região Norte apresentou a maior média de consumo de bebidas adoçadas (39,2%) e a região Nordeste se destacou com as menores médias de consumo desses alimentos. No Brasil, notou-se um consumo maior que 50% de alimentos ultraprocessados em quase todos os anos analisados no presente estudo e em quase todas as regiões e a classe mais consumida foi bebidas adoçadas. Conclusões: A partir dos resultados do presente estudo, conclui-se que há uma introdução precoce de alimentos ultraprocessados na alimentação de crianças na faixa etária estudada.
Palavras-Chave: Crianças; Consumo de alimentos; Hábitos Alimentares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.