EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESTÁGIO DE SAÚDE COLETIVA EM MEDICINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35265

Resumen

Introducción:  El proceso de atención integral en salud es la misión básica del Sistema Único de Salud y de la atención primaria de salud. Objetivo: Relatar la experiencia de intervención en población de adultos mayores en relación a la prevención de enfermedades crónicas prevalentes en ese grupo etario, en el territorio de una unidad de salud de la familia de la ciudad de Parnamirim. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo del tipo relato de experiencia que se desarrolló a partir de un proyecto de intervención en una pasantía de salud pública, con énfasis en educación en salud para adultos mayores y personas con diabetes mellitus e hipertensión arterial sistémica, en una unidad de salud de la familia de Parnamirim, en abril de 2023. Resultados: A partir de la acción, que incluyó a médicos pasantes y al equipo multidisciplinario de atención primaria a la salud, fue posible explicar la importancia de las acciones en el ámbito de la salud pública y seguimiento terapéutico, farmacológico y no farmacológico, para generar autonomía y autocontrol de las disfunciones crónicas y reducir la probabilidad de complicaciones inherentes, como infarto agudo del miocardio, nefropatía, retinopatía y polineuropatía diabética. Conclusiones: La experiencia fue de gran valor para todos los participantes, ya que incluyó elementos destacados en la implementación de la salud en el escenario de la atención primaria en nuestro país, especialmente con el objetivo de cribar y controlar patologías crónicas de alta prevalencia, que son una de las principales causas de morbilidad y mortalidad en Brasil.   

Palabras clave: Salud pública. Educación para la Salud Enfermedades Crónicas. Salud de las personas mayores. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Soares de Lima Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em andamento em Medicina, cursando décimo primeiro período na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com previsão de término para 2024.2. Atuação acadêmica como monitora da disciplina de Pediatria na Atenção Primária, vinculada à UFRN e da disciplina de Genética Humana, vinculada à UFRN, bem como do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde( PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE), vinculado ao Ministério da Saúde; Estagiária da UTI da Maternidade Escola Januário Cicco pela Liga de Ginecologia e Obstetrícia(LAGORN- UFRN); Estagiária do Hospital Universitário Giselda Trigueiro, vinculado a Liga Acadêmica de Infectologia do RN (LINFEC-UFRN);Estagiária do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado a Liga Acadêmica de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica(LAGACC- UFRN); Estagiária do Hospital Central Coronel Pedro Germano, vinculado ao internato de Cirurgia da UFRN. Participante voluntário de projeto de Iniciação Científica PIBIC- 2023-UFRN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8965398445501959

José Adailton da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), Mestrado em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UFRN (2018). É Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN), professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família no Nordeste (PPSF), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS) e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Públicas de Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde e Transdiciplinaridade em Saúde. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) atuando em projetos voltados para Educação Permanente em Saúde com o uso de tecnologias. Tem experiência na assistência, ensino e gestão da atenção básica e da Educação à Distância.

Raul Elton Araújo Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor substituto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Odontologia, especialização em Informática na Saúde, mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Ciências Odontológicas, obtidos pela UFRN. Atualmente, ministra disciplinas nas áreas de Epidemiologia, Política, Planejamento e Gestão. Desenvolve pesquisas no campo da Saúde Coletiva e Saúde Bucal, com ênfase em estudos sobre a validação de instrumentos na saúde, experiências com enfermidades de longa duração, Atenção Primária à Saúde e Formação em Saúde/Odontologia.

Bárbara Suellen Fonseca Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e mestrado acadêmico em Saúde Coletiva pelo PPGSCol/UFRN. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão em Saúde, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Redes de Atenção à Saúde, Rede Urgência e Emergência, Avaliação dos Serviços de Saúde, Judicialização da Saúde, Financiamento da Saúde. Na área Jurídica tem experiência em Direito Administrativo, Direito à Saúde, Direito Previdenciário, Direito Ambiental e Direito Financeiro.

Otávio Paiva de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em andamento em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Petala Tuani Candido de Oliveira Salvador , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da UFRN. FAIMER Fellow 2017. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da UFRN. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, com período de doutoramento sanduíche na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal (Bolsista CNPq - Brasil). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Qualidade do Cuidado e do Ensino de Saúde - UFRN. Fomenta pesquisas abarcando principalmente os seguintes temas: tecnologias educacionais, gestão da qualidade em saúde, avaliação em saúde e educação empreendedora. Atua enquanto docente da área de metodologia científica, com expertise no uso do IRAMUTEQ para apoio à análise de dados qualitativos, na realização de revisões de escopo e de pesquisas metodológicas de desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais.

Publicado

29-08-2024

Cómo citar

DANTAS, V. S. de L.; SILVA, J. A. da; BORGES, R. . E. A.; BRAGA, B. S. F. .; ALBUQUERQUE, O. P. de; SALVADOR , P. T. C. de O. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESTÁGIO DE SAÚDE COLETIVA EM MEDICINA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35265. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35265. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Relato de experiência