CORREÇÃO DE ALTERAÇÃO CROMÁTICA EM DENTE ANTERIOR ATRAVÉS DA TÉCNICA DIRETA-INDIRETA PARA FACETAS EM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n2ID39620Resumo
Introdução: O avanço das resinas compostas possibilitou o desenvolvimento de novas técnicas para o tratamento de alterações estéticas. Entre essas, a técnica direta-indireta para confecção de facetas tem se destacado por proporcionar restaurações com melhores propriedades físico-mecânicas e maior previsibilidade estética em comparação às técnicas convencionais, conforme apontado por diversos estudos. Objetivo: Descrever, por meio de um relato de caso, a aplicação da técnica direta-indireta com resina composta fotoativável para o tratamento de um dente anterior unitário escurecido, associado a alterações de forma nos dentes vizinhos. Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 27 anos, procurou atendimento com a queixa de escurecimento do dente 21 e histórico de insucessos em tratamentos anteriores. A restauração inadequada do dente 21 foi removida com brocas multilaminadas em baixa rotação. Novas restaurações foram confeccionadas pela técnica direta-indireta, utilizando as resinas Opaquer (Forma), A1D (Empress Direct) e BL-L E (Empress Direct), respeitando a estratificação com diferentes níveis de opacidade nos dentes 11, 12, 21 e 22. As restaurações foram inicialmente confeccionadas sem adesão, permitindo o acabamento e polimento em ambiente extrabucal. A cimentação foi realizada com o Adesivo Ambar Universal (FGM) e a resina Opus Bulk Fill Flow (FGM), seguindo as recomendações do fabricante quanto ao condicionamento dos substratos e ao tempo de fotoativação. Conclusão: A técnica direta-indireta demonstrou-se altamente eficaz para o tratamento de dentes escurecidos, especialmente devido à possibilidade de prever o resultado estético antes da cimentação. Além disso, mostrou-se eficiente na correção de alterações de forma em dentes anteriores, restabelecendo a função, a estética e a autoestima da paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ciência Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.
Português (Brasil)
English
Español (España)







