OPENMED VÍDEO: SISTEMA DE GRAVAÇÃO, EDIÇÃO E LAUDAGEM DE EXAMES EM VÍDEO INTEGRADO A SISTEMA PACS

  • Thales Barros Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hertz Wilton Lins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Alexsandro Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcel Câmara Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Carolina Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Cecília Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O trabalho em evidência tem como objetivo expor o desenvolvimento de um aplicativo Desktop que utiliza tecnologias web para a gravação e edição de vídeos de exames de Nasofibrolaringoscopia e Laringoscopia, bem como a emissão de laudos digitais e a realização de uma integração com um servidor PACS. Nesse sentido, foram estudadas novas tecnologias que pudessem facilitar e agilizar o progresso da aplicação, além de disponibilizar uma interface amigável. O framework Electron e tecnologias web, como CSS, HTML, JavaScript e Node.js, atendem bem a tais propósitos. Nesse contexto, o OpenMed Vídeo, nome do aplicativo aqui apresentado, ao gravar e editar vídeos, atendeu aos requisitos mínimos sugeridos pelos profissionais da saúde do serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), local onde surgiu a demanda. O aplicativo em destaque também concedeu que os exames fossem armazenados de forma remota em um sistema de arquivamento e comunicação de imagens médicas, por meio de uma integração com um servidor PACS, ademais da realização de laudos digitais, permitindo que os profissionais do setor pudessem guardá-los, de forma mais segura, assim como acessá-los de qualquer lugar uma vez que esses se tornaram digitais. Acredita-se que o referido projeto está em consonância com a necessidade prevista pela equipe médica do HUOL e espera-se que venha a ser apropriado com êxito e com larga utilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Barros Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Ciências e Tecnologia, Engenheiro de Computação e Automação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pesquisador no Laboratório de Inovação Tecnológicaem Saúde (LAIS)
Hertz Wilton Lins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Comunicações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo de Microondas e Antenas - GMA

Ricardo Alexsandro Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto da UFRN lotado no Departamento de Engenharia Biomédica e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PpgEEC/UFRN). Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)
Marcel Câmara Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Engenheiro de Computação e Automação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aluno de pós-graduação em Big Data no Instituto Metrópole Digital (UFRN) e Pesquisador no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)
Ana Carolina Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Médica Otorrinolaringologista pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ana Cecília Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Ciências e Tecnologia, Engenheira Biomédica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pesquisadora no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)

Referências

Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques e Samuel Covas Salomão. “PACS: Sistemas de Arquivamento e Distribuição de Imagens”. Em: Revista Brasileira de Física Médica (2009).

ComSysto. BUILDING A DESKTOP APPLICATION WITH ELETCRON. https://comsysto.com/blog-post/building-a-desktop-applications-with-electron.[Online; acessado 3-Novembro -2016].2016.

Marcel da Câmera Ribeiro Dantas. “Sistema de Telemonitoramento para Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica”. Trabalho de Conclusão de Curso. Natal: Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte, 2016.

dcm4chee.org. OpenSource Clinical Image and Object Management. https://www.dcm4chee.org/. [Online; Acessado 25-Novembro-2016]. 2016.

Electron. Electron Documentation 1.4.8 Docs/All.

https://electron.atom.io/doc/all/. [Online; acessado 25-Novembro-2016]. 2016.

Macêdo Firmino, Sheila Pereira e Ricardo Valentin. “PACS – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médica: Visão Introdutória e Usabilidade no Sistema de Saúde Brasileiro”. Em: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação 1.1 (2012), p. 2.

Node.js Foundation. Node.js. https://nodejs.org/en/. [Online; acessado 19-julho-2016]. 2016.

GitHUb. Electron. https://electron.atom.io/. [Online; acessado 19-julho-2016]. 2016.

HubSpot. Vex Documentation. https://github.hubspot.com/vex/docs/welcome/. [Online; acessado 19-julho-2016]. 2016.

IEEE std. The Open Group Base Specifications Issue 6. https://pubs.opengroup.org/onlinepubs/9699919799/. [Online; acessado 25-Novembro-2016]. 2016.

Rafael Henrique Moreira. Módulos em Node.js. https://nodebr.com/modulos-em-nodejs/. [Online; acessado 25-novembro-2016]. 2016.

nodejs.org. Node.js v7.2.0 Documentation. https://nodejs.org/api/fs.html. [Online; acessado 25-Novembro-2016]. 2016.

nodejs.org. Node.js v7.2.0 Documentation. https://nodejs.org/api/child_process.html. [Online; acessado 25-Novembro-2016]. 2016.

Dulcineia Oliveira da Penha, João Batista Torres Correa e Carlos Augusto Paiva S. Martins. “Análise Comparativa do Uso de Multi-Thread e OpenMP Aplicados a Operações de Convolução de Imagem”. Em: wscad 1.1 (2002).

Otavio B Piltcher, Gerson Schulz Maahs e Gabriel Kuhl. Rotinas em otorrinolaringologia. Porto Alegre: Artmed, 2014.

StrongLoop. What Makes Node.js Faster Than Java? https://strongloop.com/strongblog/node-js-is-faster-than-java/. [Online; acessado 3-Novembro-2016]. 2016.

Keylla Sá Urtiga et al. “Mini-WEBPACS: Sistema Compacto para Armazenamento e Distribuição de Imagens Médicas em Ambientes Clínico-Hospitalares”. Em: SBIS 1.1 (2004).

Drauzio Varela. Exame de Nasofibrolaringoscopia. https://drauziovarella.com.br/videos-3/nasofibrolaringoscopia/. [Online; acessado 17-Novembro-2016]. 2016.

World Wide Web. WebRTC. https://webrtc.org/. [Online; acessado 19-agosto-2016]. 2016.

TOUCHHEALTH. Software para quem cuida da saúde. 2016. http://touchhealth.com.br/. [Online; acessado 08-novembro-2016].

MJR, S. SLC – Sistemas de Laudos e Captura. 2016. http://www.marjr.com.br/sistemas_slc.asp/. [Online; acessado 03-Novembro-2016].

Publicado
16-07-2019
Como Citar
Castro, T. B., Lins, H. W., Valentim, R. A., Dantas, M. C., Oliveira, A. C., & Fernandes, A. C. (2019). OPENMED VÍDEO: SISTEMA DE GRAVAÇÃO, EDIÇÃO E LAUDAGEM DE EXAMES EM VÍDEO INTEGRADO A SISTEMA PACS. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 8(4), 24. https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i4.11236
Seção
Artigos Premiados