UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Autores

  • Isabel Karolyne Fernandes Costa UFRN
  • Isabelle Katherinne Fernandes Costa
  • Rodrigo Assis Neves Dantas
  • Daniele Vieira Dantas
  • Jessica Cristhyanne Peixoto Nascimento
  • Richard Allan Gadelha de Freitas Costa
  • Gilson de Vasconcelos Torres

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i1.15558

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as evidências de validação de um curso de Suporte Básico de Vida na modalidade Ensino a Distância para acadêmicos e profissionais de saúde de um Hospital Universitário. A pesquisa é do tipo metodológica, quantitativa, e utiliza referencial teórico da teoria psicométrica de Pasquali. Este estudo compreendeu duas etapas: construção e validação do conteúdo de três ferramentas: instrumento de avaliação de conhecimento em suporte básico de vida (ACSBV), conteúdo do curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) e roteiro do jogo educativo simulado de Suporte Básico de Vida (JESBV). A amostra para validação do instrumento de avaliação do conhecimento foi composta por 29 juízes, e seis juízes para o curso e o roteiro do jogo. A coleta de dados foi realizada entre agosto/setembro de 2016. O estudo teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob o Parecer nº 1.709.004 e CAAE: 58511516.0.0000.5292. O ACSBV continha 13 questões. Na validação do ACSBV, 18 sugestões foram acatadas, 3 rejeitadas e 12, e, após análise de valores de IVC e Kappa, serviram de orientação para a exclusão de três questões. O instrumento final continha com 10 questões e obteve IVC de 0,95 e K de 0,81. No processo de validação do CSBV, das 16 sugestões realizadas, 14 foram acatadas e apenas 2 rejeitadas. Quanto ao JESBV, foi desenvolvido em 13 telas, entre as quais 9 apresentaram conteúdos de SBV, e as demais orientações gerais para o avançar do jogo. A elaboração do roteiro priorizou a complexidade gradativa dos conhecimentos em SBV, com cuidados minuciosos na organização dos textos e na proposta das animações. Das cinco sugestões realizadas, todas foram acatadas, sendo a maioria relacionada aos requisitos de organização, clareza e vocabulário, portanto, nenhum item foi considerado inadequado. O desenvolvimento de todas as ferramentas que compõem o Curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) em EaD, apesar de ter se mostrado um processo complexo e desafiador, é válido para apoiar o ensino de urgência, nessa temática, para acadêmicos e profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Isabel Karolyne Fernandes Costa, UFRN

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes. Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte. Brasil. E-mail: isabelkarolyne@gmail.com

Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UFRN. Natal/RN, Brasil. E-mail: isabellekfc@yahoo.com.br

Rodrigo Assis Neves Dantas

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da UFRN. Natal/RN, Brasil. E-mail: rodrigoenf@gmail.com

Daniele Vieira Dantas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UFRN. Natal/RN, Brasil. E-mail: daniele00@hotmail.com

Jessica Cristhyanne Peixoto Nascimento

Acadêmica de enfermagem da UFRN. Bolsista de pesquisa da UFRN.

Richard Allan Gadelha de Freitas Costa

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Unidade de Terapia Intensiva pela CENPEX. Socorrista do SAMU 192 RN. Natal/RN. Brasil. E-mail: allangadelha20@gmail.com

Gilson de Vasconcelos Torres

Enfermeiro. Pós-doutor em Enfermagem. Professor titular do Departamento de Enfermagem da UFRN. Pesquisador do CNPq (PQ2). Orientador do trabalho. Natal/RN, Brasil. E-mail: gilsonvtorres@hotmail.com

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Publicado

20-11-2018

Como Citar

Costa, I. K. F., Costa, I. K. F., Dantas, R. A. N., Dantas, D. V., Nascimento, J. C. P., Costa, R. A. G. de F., & Torres, G. de V. (2018). UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 8(2), 11. https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i1.15558

Edição

Seção

Artigos Premiados