MODELO DE AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA APLICADO A EQUIPAMENTO DE APOIO MÉDICO-ASSISTENCIAL NA FASE DE UTILIZAÇÃO

Autores

  • Elisabeth Pelosi Teixeira Faculdade de TEcnologia de Sorocaba José Crespo Gonzales
  • Marcos José de Lima, Prof. Me. Eng. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Centro Paula Souza - São Paulo - SP
  • Telma Vinhas Cardoso, Profa. Ma. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Centro Paula Souza - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i4.15880

Resumo

A sistemática de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) tem sido utilizada no processo de aquisição de equipamentos médico-assistenciais (EMA). Mais recentemente, foi proposto um modelo simplificado de ATS, chamado Mini-ATS, que tem sido aplicado de modo incipiente a EMAs, como uma alternativa de maior exequibilidade. Mesmo assim, não se identifica na literatura um modelo para o tratamento dos equipamentos de apoio médico-assistenciais (EAMAs), caso das termodesinfectadoras empregadas nos Centros de Materiais e Esterilização (CME).  O Sistema de Assistência Médico-Hospitalar conta com as altas tecnologias das termodesinfectadoras e das autoclaves para a realização de processos de desinfecção e esterilização de materiais e artigos utilizados nos mais diversos procedimentos médicos. O foco deste trabalho é apresentar uma sistemática de avaliação destas tecnologias empregando o modelo de Mini-ATS modificado pela inserção de análise multivalente. O modelo foi construído considerando-se um estudo de caso sobre problemas de indisponibilidade de termodesinfectadoras do CME de um grande hospital público da região de Sorocaba. Partindo-se do levantamento de dados e informações relativas às perspectivas Tecnologia, Recursos Humanos e Infraestrutura, foi identificado um conjunto de indicadores relacionados aos equipamentos em sua fase de utilização. Tais indicadores foram pontuados para indicar a intensidade dos vetores Desempenho, Qualidade, Custo e Risco. Através da aplicação da análise multivalente obteve-se a quantificação para as classes de desfecho Efetividade, Segurança e Economia. O modelo proposto mostrou-se de fácil aplicação, constituindo-se em nova ferramenta para os gestores identificarem os pontos fortes e fracos e, assim, direcionarem suas ações de melhorias contínuas, de modo a garantir a otimização do uso efetivo, seguro e econômico do parque tecnológico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos José de Lima, Prof. Me. Eng., Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Centro Paula Souza - São Paulo - SP

Mestre em Engenharia Mecânica pela USP São Carlos. Graduado em Engenharia de Materiais pela UFSCAR. Docente e pesquisador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzales – Centro Paula Souza - SP – Brasil. Especialista na área de projeto de equipamentos médico-hospitalares, gestão de manutenção e gestão de risco. Membro do NATS – Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Fatec-So.

Telma Vinhas Cardoso, Profa. Ma., Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Centro Paula Souza - São Paulo - SP

Mestre em Física pela UNICAMP. Bacharel em Física pela UFMG. Docente e pesquisadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzales – Centro Paula Souza - SP – Brasil. Tem se dedicado a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), com foco no ciclo de vida de equipamentos. Desenvolve pesquisas do uso de plasma tecnológico na área biomédica. Membro do NATS – Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Fatec-So.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Como Citar

Teixeira, E. P., de Lima, M. J., & Cardoso, T. V. (2019). MODELO DE AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA APLICADO A EQUIPAMENTO DE APOIO MÉDICO-ASSISTENCIAL NA FASE DE UTILIZAÇÃO. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 8(4), 16. https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i4.15880

Edição

Seção

Artigos Originais