SISTEMA CENTRAL DE SERVIÇOS - SCS: UMA APLICAÇÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO ASSISTENCIAL - HUOL/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v8i4.17122Resumo
Uma instituição hospitalar é composta por diversas áreas que devem se integrar harmonicamente para que haja um trabalho com resultado eficiente e eficaz, em busca da qualidade da assistência. A implantação de uma Central de Serviços significa um grande avanço na gestão hospitalar, promovendo intercomunicabilidade entre os setores, permitindo que as funções inerentes a esses profissionais sejam ágeis, evidenciando a importância da qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação do um software para a Central de Serviços em um hospital universitário. Como método da pesquisa foi utilizado o Scrum, processo de desenvolvimento ágil que ocorre por ciclos de iterações (sprints) aos quais são aplicados incrementos para agregar valor ao produto, à proporção que supre as necessidades dos usuários do sistema. Como resultado da aplicação do software, verificou-se que o tempo total de resposta no transporte ao paciente diminuiu expressivamente, de uma média de 52 minutos, para atuais 19 minutos por paciente transportado. Identificaram-se os horários de maiores ocorrências das solicitações de transporte, possibilitando a partir dessas demandas, realizar um balanceamento e controle mais eficiente dos recursos, permitindo a melhor distribuição de macas, cadeiras e pessoal. Por fim, houve uma avaliação da gestão de forma empírica sobre a contratação de novos funcionários. Os indicadores gerados pelo sistema, auxiliaram na tomada de decisão, mantendo a necessidade da contratação, porém, com um quantitativo menor do que o decidido anteriormente, contribuindo para a gestão financeira da instituição.