PRINCÍPIOS DE QUALIDADE BASEADOS EM HEURÍSTICAS DE USABILIDADE APLICADOS À FERRAMENTA RETRATOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i2.23967Resumo
O desenvolvimento de sistemas focados no usuário vem se tornando cada vez mais relevante no contexto digital. Prover interfaces que reduzam a quantidade de trabalho e aumentem a capacidade de eficiência dos usuários é uma premissa cada vez mais latente. O presente trabalho objetivou melhorar a interface da versão anterior do sistema Retratos da Atenção Primária à Saúde com base nos objetivos primários da plataforma para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.. Seu objetivo fim é atender à demanda do projeto de pesquisa desenvolvido pelo laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica e dar transparência aos dados relativos ao terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, do Governo Federal. Foi utilizado como suporte de qualidade de interface, no desenvolvimento do projeto, as heurísticas de usabilidade Nielsen e ergonomia para interfaces digitais. A melhoria da interface se deu gradativamente ao longo das etapas do projeto, com a inclusão de novas funcionalidades demandadas pela equipe da Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.