PROPOSTA DE UNIDADE TERAPÊUTICA DOMICILIAR DE BAIXO CUSTO BASEADA NO PROTOCOLO PEDIASUIT

Autores

  • Caroline Paola Mickosz Dallegrave
  • Eduardo Borba Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francisco Gödke
  • Marcelo Oliveira Rosário
  • Ana Cláudia Martins Szizypiorin Costin
  • Claudiana Renata Chiarello

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3441

Resumo

A Paralisia Cerebral é uma doença neuromuscular que afeta o cérebro em desenvolvimento, causando alterações sensório-motoras que podem comprometer a coordenação motora fina, a manutenção da postura e a deambulação. O uso de tecnologias assistivas específicas é de grande importância para o desenvolvimento da criança portadora de Paralisia Cerebral, uma vez que pode permitir a correção de padrões corporais errôneos e auxiliar na realização de tarefas cotidianas. Este estudo teve como objetivo descrever o desenvolvimento de uma versão de baixo custo e baixa mecanização da Unidade de Tratamento Domiciliar (UTD), baseada no protocolo Pediasuit, bem como suas vantagens e desvantagens em relação ao projeto original. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada nos pareceres de terapeutas e responsáveis após um período de testes de seis meses, durante o qual o equipamento foi utilizado por 14 crianças entre 3 e 10 anos de idade, portadoras de desordens neuromotoras. Foi constatado que o produto exige menor uso de força pelo paciente sem comprometimento do padrão da marcha. Observou-se ainda que a confecção do equipamento foi facilitada pelo uso da matéria-prima (PVC) que não exige maquinário ou acabamentos específicos, fato que também contribuiu na  redução do custo final do equipamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Borba Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

05-09-2013

Como Citar

Dallegrave, C. P. M., Neves, E. B., Gödke, F., Rosário, M. O., Costin, A. C. M. S., & Chiarello, C. R. (2013). PROPOSTA DE UNIDADE TERAPÊUTICA DOMICILIAR DE BAIXO CUSTO BASEADA NO PROTOCOLO PEDIASUIT. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 3(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3441

Edição

Seção

Artigos Premiados