APLICAÇÃO DE SISTEMA MULTICANAL NA DETECÇÃO DE QUEDAS PARA IDOSOS

Autores

  • Jocelio Ventura Barbosa Universidade Mogi das Cruzes
  • Leonardo Ruan Ramirez Lopez Universidade Militar Nueva Granada, Bogotá, Colômbia.
  • Daniel Gustavo Goroso 1. Instituto de Medicina Física e Reabilitação/ Hospital Clínicas/Faculdade de Medicina/Universidade de São Paulo. 2. Núcleo de Pesquisas Tecnológicas/ Universidade Mogi das Cruzes.

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3550

Resumo

Os recentes avanços tecnológicos oferecem várias opções para a monitorização clínica dentro de uma grande área de cobertura. Esta descoberta ajuda a realizar a supervisão regular de saúde. Um sistema multicanal de telemetria foi desenvolvido através deste estudo de pesquisa a ser aplicada ao monitoramento de três sinais fisiológicos: frequência cardíaca, aceleração e temperatura do corpo. Uma placa eletrônica foi desenvolvida, para captar, pré-processar, armazenar e enviar sinais para um repositório central de dados que nos permite compartilhar dados processados para o monitoramento, medição e controle. O processo de validação da aplicação foi à detecção da intenção de queda utilizando acelerômetro tri-axial. A aplicação validada, mostrou-se auxiliar para o monitoramento de queda de idosos e para a prevenção e controle de doenças não-transmissíveis (NCD). Os resultados mostraram que as quedas foram detectadas durante a diminuição repentina no nível de tensão 1500-960 mV, enquanto que a sensibilidade do acelerômetro foi ajustada para 1,5 g (800mV). Além disso, duas condições obrigatórias devem ser cumpridas para qualquer queda ser detectada: i) atenuação -530mV dentro do vetor magnitude de aceleração (aproximadamente 1g), e ii) atenuação anterior deve ocorrer dentro de um período de tempo não superior a 50 milésimos de segundo. Em suma, o sistema de biotelemetria descrito acima é prático, não-invasivo, versátil e acessível, permitindo o uso generalizado no seio da sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocelio Ventura Barbosa, Universidade Mogi das Cruzes

Mestre em Engenharia Biomedica e Engenheiro Eletrico com enfase em Eletronica pela Universidade de Mogi das Cruzes

Leonardo Ruan Ramirez Lopez, Universidade Militar Nueva Granada, Bogotá, Colômbia.

Professor Doutor da Universidade Militar Nueva Granada, Bogotá, Colômbia. Diretor do Grupo de pesquisa em Telemedicina –TIGUM-UMNG, Bogotá Colômbia. Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional da Colômbia.

Daniel Gustavo Goroso, 1. Instituto de Medicina Física e Reabilitação/ Hospital Clínicas/Faculdade de Medicina/Universidade de São Paulo. 2. Núcleo de Pesquisas Tecnológicas/ Universidade Mogi das Cruzes.

Graduação em Bachelerado Universitario (1992) e Licenciatura Plena em Física (1994) pela Universidad Nacional de Tucumán - Argentina. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999).Doutorado em Engenharia Elétrica (orientação Biomédica) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do HC-FMUSP.Professor/pesquisador da Universidade de Mogi das Cruzes. 

Downloads

Publicado

05-09-2013

Como Citar

Barbosa, J. V., Lopez, L. R. R., & Goroso, D. G. (2013). APLICAÇÃO DE SISTEMA MULTICANAL NA DETECÇÃO DE QUEDAS PARA IDOSOS. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 3(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3550

Edição

Seção

Artigos Originais