IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO INTEGRAL AO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON POR MEIO DE CAMPANHA REALIZADA PELA IFMSA-BRAZIL

Autores

  • Isabella Tarciana Pinheiro Gois Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Baptista Aranha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clécio de Oliveira Godeiro Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel Fernandes Mello de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Lia de Aquino Revoredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Gustavo Afonso Santiago Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Leandro Augusto Rocha Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Mariana Chianca Gomes Varela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i2.4487

Resumo

A campanha “Parkinson: mova essa ideia” surgiu no contexto do Dia Nacional do parkinsoniano, dia 04 de abril, e do Dia Mundial da Doença de Parkinson, dia 11 de abril, com o intuito de promover uma conscientização sobre a doença tanto para os estudantes de medicina como para a população. Nosso objetivo foi revelar suas principais características e desmitificar alguns preconceitos relacionados à doença. Além disso, enfatizamos a necessidade de pró-atividade e movimentação do parkinsoniano, motivo pelo qual o título da campanha passa a ideia de movimento e de disseminação da informação. Para isso, foi realizado um evento multiprofissional sob a orientação de um neurologista, uma geriatra, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga voltado aos estudantes de medicina  participantes da ação e tendo estudantes de fonoaudiologia como convidados, em que a doença foi abordada de forma interdisciplinar. Posteriormente, houve uma intervenção em um movimentado parque da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde os frequentadores eram sensibilizados a interagir com os acadêmicos envolvidos na intervenção sobre a temática que estava sendo abordada e, por sua vez, a mensagem de atenção e cuidado para com os parkinsonianos era transmitida com boa receptividade. Dessa forma, foi realizada uma ação de sucesso, na qual o peso das parcerias foi decisivo para o êxito alcançado, o que demonstra a necessidade de um elo entre diferentes setores da sociedade para mover adiante essa relevante questão de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Tarciana Pinheiro Gois, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA-Brazil), atuando como LSG (Local General Secretary) e LORA (Local Officer on Reproductive Health and AIDS). Bolsista de pesquisa do Departamento de Saúde Coletiva.

Amanda Baptista Aranha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialização em geriatria pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, membro da disciplina de geriatria da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clécio de Oliveira Godeiro Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP 2011). Atuou como Médico e Preceptor da Residência Médica de Neurologia UNIFESP e Neurologista Clínico do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein  (2006-2008). Atualmente é Professor Adjunto da disciplina de Neurologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Daniel Fernandes Mello de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro bolsista do PET-Medicina. Membro da International Federation of Medical Students’Associations of Brazil. Membro da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFRN. Membro da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica do RN. Monitor da disciplina de Iniciação ao Exame Clínico.

Gabriela Lia de Aquino Revoredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Aluno de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA-Brazil)

Gustavo Afonso Santiago Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Aluno de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA-Brazil).

Leandro Augusto Rocha Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Aluno de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA-Brazil).

Mariana Chianca Gomes Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Aluno de graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Referências

FERRAZ, H. B. Doença de Parkinson. In: BERTOLUCCI, P. H. F. (Coord.) et. al. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da UNIFESP-EPM. 1 ed. Barueri: Manole, 2011. cap. 31, p. 351-372.

CHOU, K. L. Clinical manifestations of Parkinson disease. Up To Date, set. 2013. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/clinical-manifestations-of-parkinson-disease>. Acesso em: 30 out. 2013.

NAVARRO-PETERNELLA, F. M.; MARCON, S. S. A convivência com a doença de Parkinson na perspectiva do parkinsoniano e seus familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 415-422, set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472010000300002>. Acesso em: 19 abr. 2013.

CAMPELLO, R. Estudantes de Medicina realizam campanha de conscientização sobre a Doença de Parkinson. Portal Jornal de Hoje, Natal, 27 abr. 2013. Disponível em: <http://jornaldehoje.com.br/estudantes-de-medicina-realizam-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-doenca-de-parkinson/>. Acesso em: 31 abr. 2013.

PARKINSON: Mova essa ideia. Portal Tribuna do Norte, Natal, 27 abr. 2013. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/parkinson-mova-essa-ideia/248761>. Acesso em: 30 out. 2013.

Downloads

Publicado

26-06-2014

Como Citar

Gois, I. T. P., Aranha, A. B., Godeiro Junior, C. de O., Oliveira, D. F. M. de, Revoredo, G. L. de A., Gomes, G. A. S., Cavalcante, L. A. R., & Varela, M. C. G. (2014). IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO INTEGRAL AO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON POR MEIO DE CAMPANHA REALIZADA PELA IFMSA-BRAZIL. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 4(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i2.4487

Edição

Seção

Artigos Originais