MÉTODOS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO DE LESÕES MUSCULARES

Autores

  • Fábio Bandeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eduardo Borba Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guilherme Campos Barroso Curitiba Rugby Clube - Curitiba, PR, Brasil
  • Percy Nohama Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i3.4509

Resumo

As lesões musculares são comuns em atletas e indivíduos fisicamente ativos, e causam transtornos e gastos pessoais e institucionais. O tratamento depende do diagnóstico e da monitorização do estado da lesão. Por isso, o diagnóstico é uma etapa fundamental na recuperação das lesões musculares. Neste artigo, são descritos os principais métodos diagnósticos para lesões musculares, divididos em métodos de diagnóstico por imagens e por marcadores bioquímicos. Estes últimos baseiam-se na análise de concentrações de enzimas plasmáticas, como a creatina quinase, lactato desidrogenase, aspartato aminotransferase, miosina, troponina I e interleucina, para indiretamente, diagnosticar danos estruturais no músculo esquelético. Já os exames por imagem, tais como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, a ressonância nuclear magnética e a termografia podem produzir desde um minucioso detalhamento anatômico das partes do corpo sob análise até aspectos relacionados a sua funcionalidade. O conhecimento dos métodos instrumentaliza a decisão dos profissionais de saúde sobre o método que eles vão solicitar ou indicar em cada situação defrontada na prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Borba Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

19-12-2013

Como Citar

Bandeira, F., Neves, E. B., Barroso, G. C., & Nohama, P. (2013). MÉTODOS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO DE LESÕES MUSCULARES. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 3(3). https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i3.4509

Edição

Seção

Artigos Originais