A SÍNTESE POÉTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Ricardo Henrique Vieira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosana Lúcia Alves Vilar Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Cláudia Galvão Freire Gouveia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Sueli Monte Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sônia Maria Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magna Celi Pereira Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i1.6913

Resumo

Este texto relata a experiência de uso da Síntese Poética enquanto instrumento para feedback no processo ensino/aprendizagem contextualizada na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante a Disciplina Saúde e Cidadania, nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta disciplina é ofertada durante o primeiro período letivo, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas são recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e as narrativas reflexivas discentes, contidas em portfólios de aprendizagem, foram analisadas através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Vieira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Preceptor do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família de Monte Líbano/Natal/RN (SMS-Natal/RN).

Rosana Lúcia Alves Vilar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Docente do Departamento de Enfermagem (UFRN); Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Ana Cláudia Galvão Freire Gouveia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Tutora do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Francisca Sueli Monte Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Docente do Departamento de Farmácia da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Tutora do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Sônia Maria Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Preceptora do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Magna Celi Pereira Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Preceptora do Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Monte Líbano/Natal/RN (SMS-Natal/RN).

Referências

BODERNAVE J.E.D. O que é comunicação. 22a ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.

LACERDA A., MARTINS P.H. A dádiva no trabalho dos agentes comunitários de saúde: a experiência do reconhecimento do amor, do direito e da solidariedade. Realis, v.3, n.1, p.194-213, 2013.

LACERDA L.A., SOUSA I.M.C., BEZERRA A.F.B. Um olhar empírico sobre a dádiva: percepção do autocuidado dos Agentes Comunitários de Saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares. In: MARTINS P.H., BEZERRA A.F. B., SILVA A.S., SOUSA I.M.C. (Org.). Produtivismo na saúde: desafios do SUS na intervenção da gestão democrática. Recife: EDUFPE, 2014. p.209-227.

LEFREVE F., LEFREVE A.M.C. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2005.

MARTINS P.H. Contra a desumanização da medicina: crítica sociológica das práticas médicas modernas. Petrópolis: Vozes, 2003.

MARTINS P.H. O movimento das terapias humanizantes: corpo, cultura e ressignificação do humano. In: PUTTINI R.F., ALBUQUERQUE L.M.B. (Org.). Aventuras antropológicas no campo da saúde. São Paulo: Annablume, 2013. p.87-118.

MAUSS M. Sociologia e antropologia. 2a ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MEDEIROS JUNIOR, A., LIBERALINO F.N., COSTA N.D.L. (Org.). Caminhos da tutoria e aprendizagem em Saúde e Cidadania. Natal: EDUFRN, 2011.

SOUSA I.M.C., BEZERRA A.F.B., GUIMARÃES M.B.L. Integrar-se: uma experiência anti-utilitarista por meio das Práticas Integrativas e Complementares para profissionais da Atenção Primária em Saúde. In: MARTINS P.H., BEZERRA A. F.B., SILVA A.S., SOUSA I.M.C. (Org.). Produtivismo na saúde: desafios do SUS na intervenção da gestão democrática. Recife: EDUFPE, 2014. p.187-208.

ZEFERINO A.M.B., DOMINGUES R.C.L., AMARAL E. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Rev Bras Educ Med, v.31, n.2, p.176-779, 2007.

Downloads

Publicado

08-05-2015

Como Citar

Melo, R. H. V., Vilar, R. L. A., Gouveia, A. C. G. F., Moreira, F. S. M., Fernandes, S. M., & Felipe, M. C. P. (2015). A SÍNTESE POÉTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 5(1). https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i1.6913

Edição

Seção

Artigos Originais