TELECONSULTORIA ASSÍNCRONA COM FONOAUDIÓLOGOS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RELATO DE CASOS

Authors

  • Rafael Douglas de Sousa Maniçoba UFRN
  • Sheila Andreoli Balen UFRN
  • Joseli Soares Brazorotto UFRN

Abstract

A formação de profissionais especializa- dos na área da (re)habilitação auditiva para crianças com deficiência auditiva é um desafio que pode ser enfrentado com as ferramentas da Telessaúde. Neste sentido, os objetivos deste estudo de caso foram: avaliar o efeito da teleconsultoria assíncrona sobre a qualidade da terapia fonoaudiológica de crianças com deficiência auditiva, bem como analisar a satisfação dos fonoaudiólogos com a teleconsultoria no modelo assíncrono. A partir da análise de quinze sessões de terapias realizadas por duas fonoaudiólogas de um serviço de saúde auditiva do Rio Grande do Norte, creden- ciado ao Sistema Único de Saúde, foram comparados os escores do instrumento de análise da qualidade da sessão de terapia fonoaudiológica nos momentos pré e pós a teleconsultoria. A análise dos vídeos de terapia foi realizada por dois pesquisadores, de maneira independente e foi estabelecido o critério de confiabilidade para esta análise. Investigou-se também a satisfação dos fonoaudiólogos com o serviço de teleconsultoria oferecido. Os resultados indicaram índice de mudança confiável da qualidade das terapias fonoaudiológicas após as teleconsultorias assíncronas. Os fonoaudiólogos avaliaram positivamente a teleconsultoria assíncrona, indicando sua satisfação com a mesma. A teleconsultoria assíncrona produziu efeitos positivos nas terapias fonoaudiológicas analisadas, com a melhoria da qualidade do serviço ofertado às crianças com deficiência auditiva.

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Published

14-11-2018

How to Cite

Maniçoba, R. D. de S., Balen, S. A., & Brazorotto, J. S. (2018). TELECONSULTORIA ASSÍNCRONA COM FONOAUDIÓLOGOS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RELATO DE CASOS. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 8(1), 23. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/12609

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