PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”

PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”

Autores/as

  • Vania Priamo
  • Sofia Campos dos Santos
  • Jamile Soares dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i4.23887

Resumen

  • Desenvolver o papel do Apoiador de Pesquisa e Intervenção no Projeto “Sífilis Não” nos municípios prioritários, partiu do reconhecimento inicial de alguns desafios e potencialidades. Entre os desafios a necessidade de cartografar os territórios, transpor os limites territoriais e de construir a perspectiva do trabalho de maneira integrada, mesmo que em municípios distintos. Entre as potencialidades, se destaca a identificação do perfil profissional das apoiadoras, incluindo as experiências e vivências que cada uma trouxe em sua bagagem. Esse reconhecimento inicial foi estruturante para as ações e estratégias desenvolvidas a partir do projeto. Este relato trata de uma narrativa que partiu da reflexão da trajetória da construção da modelagem do apoio de pesquisa e intervenção no Projeto “Sífilis Não”. Sendo a narrativa um método que busca “uma forma de entender a experiência” de maneira colaborativa entre o pesquisador e o pesquisado. Para tanto, foi realizado um resgate conceitual, analisada a trajetória e levantadas as pistas que contribuem com o desenvolvimento desta modelagem de apoio, como: a realização de cartografia; o reconhecimento de atores estratégicos; a apresentação do projeto no território; o desenvolvimento de ações de forma planejada; o reconhecimento de que o apoio é uma estratégia que mobiliza e articula; e a compreensão de que a sustentabilidade das ações não deve depender da presença exclusiva do apoiador. A narrativa está organizada em ciclos cronológicos, que dialogam entre si, para melhor compreensão da revelação as pistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vania Priamo

Fisioterapeuta, Mestra em Saúde Coletiva, com Residência em Saúde da Família, Especialista em Educação
Permanente em Saúde e Especialista em Ativadores de Mudança da Formação Profissional em Saúde.
Apoiadora de Núcleo da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Apoiadora de Pesquisa e
Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: vania.priamo@lais.huol.ufrn.br.

Sofia Campos dos Santos

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde do Trabalhador, Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Referência para Sífilis/Setor de Acompanhamento das IST. Apoiadora de Pesquisa e Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: sofia.santos@lais.huol.ufrn.br.

Jamile Soares dos Santos

Assistente Social, Pedagoga, Especialista em Atenção Integral ao Consumo e Consumidores de álcool e outras drogas, Especialista em Serviço Social, Saúde e Contemporaneidade. Apoiadora de Pesquisa e Intervenção do Projeto “sífilis não”. E-mail: jamile.santos@lais.huol.ufrn.br.

Publicado

08-06-2021

Cómo citar

Priamo, V., Campos dos Santos, S., & Soares dos Santos, J. (2021). PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”: PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO “SÍFILIS NÃO”. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 10(4), 11. https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i4.23887