MORTALIDADE INFANTIL POR LEUCEMIA LINFÓIDE NAS REGIÕES DO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v6i1.9693Resumen
A presente pesquisa objetivou identificar o número de óbitos ocorridos entre os anos de 2000 a 2013 em crianças de 0 a 14 anos, baseada nos índices de mortalidade infantil causada pela leucemia linfoide nas cinco regiões do Brasil. Realizou-se, por tanto, uma pesquisa sobre o conceito de leucemia linfoide para posteriormente realizar a coleta dos dados, desta forma utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, caracterizando a pesquisa. Os resultados apontam que as regiões que mais se destacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no feminino, foi a região Nordeste, Norte e Centro- Oeste, respectivamente, enquanto que as demais regiões não apresentaram números alarmantes de casos de leucemia linfoide. Afirma-se que esses dados estão inteiramente ligados aos determinantes de saúde, já que são regiões que apresentam maior vulnerabilidade no índice de desenvolvimento humano.Descargas
Citas
ELMAN, Ilana; SILVA, Maria. Crianças Portadoras de Leucemia Linfóide Aguda: Análise dos Limiares de Detecção dos Gostos Básicos. Revista Brasileira de Cancerologia, 2007.
GUIMARÃES, José Luiz M.; ROSA, Daniela D. Rotinas em Oncologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. 942 p.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html>. Acesso em: 01 mar. 2016.
INCA (Org.). Estatística do câncer. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home>. Acesso em: 12 fev. 2016.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD (Org.). Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/home/>. Acesso em: 01 mar. 2016.
ROUQUAYROL, Maria Zélia; GURGEL, Marcelo. Epidemiologia e Saúde. 2013. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2013
TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Brian. Principiples of anatomy and physiology. (Princípios de anatomia e fisiologia).12º Ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2010.
ZAGO, Marco Antonio; FALCÃO, Roberto Passetto; PASQUINI, Ricardo. Hematologia: Fundamentos e Prática. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004. 1081 p.