Práticas de manejo e conservação do solo da cultura cafeeira na bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, Barra do Choça – Bahia.

  • Bruno Souza Soares

Resumo

A Bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, está localizada no município de Barra do Choça, possuindo uma área de 125 km². A cafeicultura é uma importante atividade agrícola desenvolvida na bacia. O presente trabalho teve como finalidade, principal, avaliar as práticas de manejo e conservação do solo na cultura cafeeira na bacia. A pesquisa de campo constou do levantamento da eficácia das práticas conservacionistas, através do preenchimento de uma matriz de campo, como também a aplicação de questionários junto aos produtores rurais. O trabalho de gabinete abrangeu os trabalhos teóricos e a sistematização e análise do dados e informações de campo. Como resultados o trabalho aponta que as práticas de manejo e conservação dos solos têm permitido o equilíbrio dos sistemas socioambientais, contribuindo para a manutenção de uma elevada capacidade hídrica da bacia e do Sistema Água Fria de abastecimento urbano. No entanto, vários são os pontos isolados em que foram constatadas diversas situações de conflitos entre o potencial de uso e o uso efetivo dos solos na bacia, podendo contribuir significativamente para uma situação de ameaça do seu potencial ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-10-2016
Como Citar
SOARES, B. S. Práticas de manejo e conservação do solo da cultura cafeeira na bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, Barra do Choça – Bahia. Revista de Geociências do Nordeste, v. 2, p. 191-200, 27 out. 2016.