Ferramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em Geotecnologias na formação docente

Autores

  • Thiago Douglas Silva de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Roberto Medeiros Vasconcelos
  • Edson Helder Silva de Menezes
  • Luana Carla Mariz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n2ID14817

Resumo

As aulas de Geografia vêm sofrendo mudanças em sua didática por surgirem, cada vez mais, novas ferramentas para o seu ensino. Elas podem ser administradas pelos docentes desde que os mesmos tenham habilidades para isso. Pensando nisso, o presente trabalho trata de um relato de experiência a partir de um projeto de extensão, desenvolvido no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolveu-se um minicurso para futuros professores, a partir do uso do programa gratuito Quantum Gis. Desse modo, foi produzido material didático contendo informações básicas do referido programa voltadas à sua operação, com aplicações voltadas ao desenvolvimento de aulas de Geografia. E, a partir dos dados obtidos e analisados, percebe-se um interesse por parte dos formandos em aprender o manuseio das geotecnologias para introduzi-las no Ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

SILVA DE MEDEIROS, T. D.; MEDEIROS VASCONCELOS, P. R.; SILVA DE MENEZES, E. H.; MARIZ DA SILVA, L. C. Ferramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em Geotecnologias na formação docente. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 22–33, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID14817. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos