Percepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade.

Autores

  • Carlos Antônio Belarmino Alves
  • Márcio Balbino Cavalcante
  • Luciene Vieira de Arruda
  • Ramon Santos Souza

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083

Resumo

Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema.

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Publicado

29-11-2018

Como Citar

BELARMINO ALVES, C. A.; BALBINO CAVALCANTE, M.; VIEIRA DE ARRUDA, L.; SANTOS SOUZA, R. Percepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, p. 66–74, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083. Acesso em: 4 nov. 2024.