ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18768

Resumo

Vários estudos que se referem à Geografia Física apontam as dificuldades para a abstração e compreensão por parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio, como os conceitos na área de climatologia e hidrografia, apresentados neste trabalho. A produção de materiais didáticos específicos e a aplicação de técnicas interativas podem contribuir para melhorar o processo de aprendizagem do discente e nessa perspectiva as atividades experimentais são exemplos de recursos didáticos acessíveis e de fácil desenvolvimento em sala que auxiliam o ensino-aprendizagem escolar para os temas da Geografia Física presentes no currículo do Ensino Médio. As atividades experimentais podem e devem se tornar práticas pedagógicas mais presentes nas estratégicas de ensino-aprendizagem, visto o salto no desenvolvimento cognitivo do aluno que elas proporcionam e suas possibilidades de aplicação em sala. Além de seu papel pedagógico, os experimentos também se transformam em momentos em que se desenvolve a interação e a socialização, e potencializa a criatividade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clelfa Monteiro Pereira, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestra em Geografia - UVA, sendo bolsista (CAPES). Professora de Geografia e Filosofia na rede pública estadual do Ceará, em Sobral. E docência na rede municipal de sobral-Ce. Faz especialização em Direito Ambiental pelo Instituto Prominas Serviços Educacionais. Acadêmica em Direito no Centro Universitário INTA (UNINTA) e de História no Instituto Cruzeiro do Sul. Graduada no curso de Geografia - Licenciatura - Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Foi bolsista PIBIC/CNPq durante a graduação.

Isorlanda Caracristi, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007). Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral junto ao Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos (LCGRH) do Departamento de Geografia da UFC. É Professora associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Coordenadora Adjunta do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA (MAG-UVA) e compõe o quadro de professores permanentes, além de colaborar com o Programa de Pós-Graduação da UECE (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Laboratório de Estudos Ambientais (LEA) e o Grupo de Pesquisa "Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais". É editora da Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS). Tem experiência e publicações na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia física, climatologia geográfica, meio ambiente e teoria e método em geografia física.

Downloads

Publicado

02-01-2020

Como Citar

PEREIRA, C. M.; CARACRISTI, I. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–09, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18768. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18768. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos