Análise pericial de aterros industriais no município de Uberlândia (MG) com o uso de geotecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2022v8n1ID25950

Resumo

O monitoramento de aterros sanitários industriais se destaca pela sua importância diante do contexto de disposição final de resíduos, pois permite o controle operacional desses sistemas e contribui para a minimização dos impactos ambientais provocados por essas unidades. Diante disso, esta pesquisa visa estudar e praticar o uso de geotecnologias na realização de análises periciais nos aterros industriais de Uberlândia-MG e tem como apoio à decisão através da lógica booleana. A investigação criteriosa desses locais é de suma importância, pois, garante a minimização dos impactos oriundos deste empreendimento. A metodologia deste trabalho visou a estipulação de critérios de restrição, seguindo as diretrizes normativas vigentes, analisando os aterros que admitem resíduos industriais quanto a sua localização através de mapas booleanos com classificação de apto ounão apto. O resultado do mapa final de aptidão revelou que os aterros industriais no município de Uberlândia não estão em uma região apta. Por fim, caracterizou-se as técnicas de geoprocessamento como uma ferramenta prática e confiável. Apesar dos objetivos estabelecidos terem sido atingidos, análises in loco são de extrema importância a fim de corroborar o presente trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Dantas Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Uberlândia, com experiência no âmbito de geoprocessamento e viabilização de processos com embasamento científico e sustentável. Em 2019,  iniciou a Iniciação Científica com o objetivo de avaliar se os aterros de resíduos perigosos da cidade de Uberlândia atendem as exigências normativas e possuem soluções ambientalmente corretas em relação à localização; em 2020, integrou no Programa de Educação Tutorial (PET) do referido curso. 

Raquel Naiara Fernandes Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação pela Universidade Federal de Viçosa (2010), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2012) e doutorado em Mecânica dos Sólidos e Vibrações pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente ocupa o cargo de Professora Adjunta nível II, da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia - MG. Realiza pesquisas voltadas para a área de Monitoramento de Integridade Estrutural (SHM), aplicando a técnica da Impedância Eletromecânica em Estruturas de Concreto. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Monitoramento Geodésico de Barragens de Concreto. Desenvolve também pesquisas voltadas para a aplicação de Geotecnologias em diversas áreas das engenharias Civil e Ambiental.

Publicado

14-04-2022

Como Citar

DANTAS AMARAL, G.; FERNANDES SILVA, R. N. Análise pericial de aterros industriais no município de Uberlândia (MG) com o uso de geotecnologias. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 103–117, 2022. DOI: 10.21680/2447-3359.2022v8n1ID25950. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/25950. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos