Práticas participativas da Associação ribeirinha quilombola da comunidade de São Tomé de Tauçú – Amazônia Marajoara

Participatory practices of the quilombola riverside association of the community of São Tomé de Tauçú – Amazônia Marajoara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35334

Resumo

Esta pesquisa é parte da dissertação de mestrado e tem por objetivo analisar como as práticas participativas de Gestão Social tem se adequado ao perfil das comunidades tradicionais da Amazônia. Especificamente, será analisada a gestão da associação da comunidade ribeirinha quilombola de São Tomé de Tauçú, localizada no município de Portel, o maior município da região do Marajó no Estado do Pará. O estudo está concentrado em uma prática da gestão social: a participação. Para a discussão teórica serão utilizados os pressupostos da Gestão Social e suas práticas de participação. Metodologicamente, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Com a pesquisa, constatou-se que a Associação da comunidade tradicional quilombola de São Tomé de Tauçú adota práticas participativas que estão adaptadas à realidade específica de sua comunidade e que os processos dialógicos, decisórios e o engajamento de seus membros estão alinhados aos pressupostos teóricos da participação da Gestão Social, entretanto, percebeu-se falta de melhoria nos serviços voltados para a educação e da implementação de políticas públicas direcionadas para a comunidade o que contribuiria para o crescimento socio econômico local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

22-07-2024

Como Citar

BALTAZAR, L. dos S. A.; FERREIRA, L. R.; NUNES, C. M. . Práticas participativas da Associação ribeirinha quilombola da comunidade de São Tomé de Tauçú – Amazônia Marajoara: Participatory practices of the quilombola riverside association of the community of São Tomé de Tauçú – Amazônia Marajoara. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 96–109, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n2ID35334. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/35334. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos