Estabilidade nas estradas da Amazônia brasileira: um recorte da BR-010 no Estado do Pará

Roads stability on in the Brazilian Amazon: a section of BR-010 in the Pará of State

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38085

Resumo

O modal rodoviário foi implantado no Brasil a partir dos anos de 1930, sendo intensificado a partir dos anos de 1960 com os projetos de integração nacional. A construção de uma rodovia requer, dentre outras, a aplicação de diversas soluções de geotecnia para a correta execução do projeto. Os taludes de corte e aterro são frequentes, especialmente em regiões de relevo acidentado, com aclives e declives. Neste trabalho foram analisados seis taludes de corte em aproximadamente 36 Km da rodovia BR-010, entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, no Estado do Pará. Os taludes analisados apresentam fator de segurança dentro dos limites recomendáveis, no entanto, problemas de erosão e movimentos gravitacionais de massa ocorrem na maioria deles. Os taludes necessitam de tratamento preventivo para evitar que as quedas de bloco e os escorregamentos provoquem a interrupção da pista, com potencial para trazer danos a vidas humanas, ambientais e econômicos.

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

SILVA, Eduardo Francisco da; OLIVEIRA, Fernando Andrade de; AMORA, Piera Brenda Coelho; FONSECA, Arthur Iven Tavares. Estabilidade nas estradas da Amazônia brasileira: um recorte da BR-010 no Estado do Pará: Roads stability on in the Brazilian Amazon: a section of BR-010 in the Pará of State. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 264–280, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38085. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/38085. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos