Estabilidade nas estradas da Amazônia brasileira: um recorte da BR-010 no Estado do Pará
Roads stability on in the Brazilian Amazon: a section of BR-010 in the Pará of State
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38085Resumo
O modal rodoviário foi implantado no Brasil a partir dos anos de 1930, sendo intensificado a partir dos anos de 1960 com os projetos de integração nacional. A construção de uma rodovia requer, dentre outras, a aplicação de diversas soluções de geotecnia para a correta execução do projeto. Os taludes de corte e aterro são frequentes, especialmente em regiões de relevo acidentado, com aclives e declives. Neste trabalho foram analisados seis taludes de corte em aproximadamente 36 Km da rodovia BR-010, entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, no Estado do Pará. Os taludes analisados apresentam fator de segurança dentro dos limites recomendáveis, no entanto, problemas de erosão e movimentos gravitacionais de massa ocorrem na maioria deles. Os taludes necessitam de tratamento preventivo para evitar que as quedas de bloco e os escorregamentos provoquem a interrupção da pista, com potencial para trazer danos a vidas humanas, ambientais e econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Geociências do Nordeste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Português (Brasil)
English




