Estabilidade nas estradas da Amazônia brasileira: um recorte da BR-010 no Estado do Pará
Roads stability on in the Brazilian Amazon: a section of BR-010 in the Pará of State
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID38085Resumo
O modal rodoviário foi implantado no Brasil a partir dos anos de 1930, sendo intensificado a partir dos anos de 1960 com os projetos de integração nacional. A construção de uma rodovia requer, dentre outras, a aplicação de diversas soluções de geotecnia para a correta execução do projeto. Os taludes de corte e aterro são frequentes, especialmente em regiões de relevo acidentado, com aclives e declives. Neste trabalho foram analisados seis taludes de corte em aproximadamente 36 Km da rodovia BR-010, entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, no Estado do Pará. Os taludes analisados apresentam fator de segurança dentro dos limites recomendáveis, no entanto, problemas de erosão e movimentos gravitacionais de massa ocorrem na maioria deles. Os taludes necessitam de tratamento preventivo para evitar que as quedas de bloco e os escorregamentos provoquem a interrupção da pista, com potencial para trazer danos a vidas humanas, ambientais e econômicos.
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