A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education

Authors

  • Francisco Herbster Alencar Cruz

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606

Abstract

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação.

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Published

27-10-2016

How to Cite

CRUZ, F. H. A. A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education. Notheast Geoscience Journal, [S. l.], v. 2, p. 1401–1410, 2016. DOI: 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606. Acesso em: 19 dec. 2024.