Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching

Authors

  • Elisabeth Mary de Carvalho Baptista UESPI
  • Iracilde Maria de Moura Fé Lima UFPI
  • Brenda Rafaele Viana da Silva IFPI

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467

Abstract

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

01-11-2019

How to Cite

BAPTISTA, E. M. de C.; LIMA, I. M. de M. F.; SILVA, B. R. V. da. Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching. Notheast Geoscience Journal, [S. l.], v. 5, p. 86–104, 2019. DOI: 10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467. Acesso em: 24 nov. 2024.