Levantamento populacional de besouros coprófagos (Coleoptera: Scarabaeidae) em uma unidade de conservação do Leste do Maranhão

Population survey of dung beetles (Coleoptera: Scarabaeidae) in a conservation unit in Eastern Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33381

Resumo

A ordem Coleóptera possui uma grande variedade de formas, tamanhos, estratégias ecológicas e habitats. Os coleópteros coprófagos pertencem a superfamília Scarabaeoidea, família Scarabaeidae, subfamília Scarabaeinae e são conhecidos popularmente como rola-bosta. O objetivo principal do presente trabalho foi realizar o levantamento populacional dos besouros coprófagos (Coleoptera: Scarabaeide) em uma Unidade de Conservação do Leste do Maranhão. A área experimental em estudo foi dividida de três formas: Margem da estrada (borda); Cerrado senso stricto e Mata ciliar. Para realização das coletas dos besouros coprófagos, foram realizadas duas coletas, uma no mês de outubro (2020) e outra no mês de maio de (2021), utilizando armadilhas do tipo Pitifull. Para as análises estatísticas utilizou-se o programa ANAFAU. Para a análise da riqueza e curva de acumulação utilizou o programa EstimateS. Foram contabilizados 393 espécimes de Scarabaeidae, sendo 145 indivíduos para a Área 1 distribuídos em oito espécies, 149 indivíduos para a Área 2 distribuídos em oito espécies e 99 indivíduos para a Área 3 distribuídos em oito espécies, sendo obtida igualdade de riqueza observada de espécies para todas as áreas com oito espécies respectivamente. Foi analisada a diversidade das espécies entre as três fitofisionomias estudadas (Shannon-Wiener), a Área 3 teve maior índice de diversidade, sendo confirmado pelo Índice de Pielou (J). O estimador de riqueza e as curvas de acumulação obtidas para ambas as áreas revelaram que o esforço amostral não foi suficiente para quantificar totalmente as espécies e que, portanto, a riqueza de Scarabaeidae da APA do Inhamum encontra-se subamostrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Rebeca de Alencar Costa Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Atua na área de entomologia e possui experiêcia em ecologia de ecossistemas com ênfase em trabalhos de levantamento relacionados a mirmecofauna, efeito de borda e padrões de riqueza e diversidade. Atualmente, membro do Laboratório de Fauna do Solo (LAFS-CESC/UEMA), colaborando com pesquisas voltadas a macro/mesofauna edáfica.

 

Judson Chaves Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - PPGBAS na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Caxias. Graduado em Ciências Biológicas pela UEMA-Caxias. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Experiência em taxonomia de insetos, desenvolvendo atualmente estudos taxonômicos de flebotomíneos em áreas endêmicas para leishmanioses no bioma Cerrado, estado do Maranhão, Brasil.

Alana Ellen de Sousa Martins, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Técnica em Química pelo Instituro Federal do Maranhão-IFMA e Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, foi pesquisadora de iniciação cientifica onde trabalhou com Macrofauna e Mesofauna do solo. Atualmente é Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Ambiente e Saúde-PPGBAS da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Foi vinculada ao Laboratório de Estudo dos Invertebrados -LEI onde trabalhou com Taxonomia de Diptera.

Camila Braga da Conceição, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Ciências Ambientais (UFMA), Especialista em Biodiversidade e Agricultura (UFMA),Licenciada em Ciências Biológicas (UEMA) e doutorando do curso de Pós-graduação em Entomologia (UFLA). Colaboradora no Laboratório Fauna do Solo (LAFS/CESC/UEMA). Membro do Laboratório de Ecologia de Formigas (LEF/UFLA). Desenvolvendo trabalhos na área de entomologia, com ênfase em mirmecologia.

Daniel da Silva Costa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Atualmente membro da liga Acadêmica de Evolução Biológia - LAEB e integrante do Laboratório de Estudos da fauna do solo. 

Márcia Verônica Pereira Gonçalves, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Técnica em agropecuária pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Caxias. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Rodrigo de Souza Furtado, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Graduando de Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão. Realizou projeto de extensão intitulado "CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIAS PARA USO EM AULAS REMOTAS NA CIDADE DE CAXIAS-MA". Atualmente atuando como membro ativo no Laboratório de Fauna do Solo (LAFS), no CESC - UEMA, desenvolvendo trabalhos na área de macrofauna edáfica e executando um projeto de iniciação científica na área de Coleópteras sob pastagens. Selecionado para o intercâmbio em Espanhol I na Universidade de Santo Tomás (Chile) pelo Programa de Experiência Internacional (Santo Tomás - UEMA), na modalidade remota.

Luenne Vitória Silva Oliveira Melo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Caxias. Realizou projeto de extensão sobre a importância da utilização de jogos interativos no ensino de Ciências, durante o ano de 2021-2022. Atualmente, participa ativamente do Laboratório de Fauna do Solo - LAFS no CESC-UEMA, desenvolvendo trabalhos sobre a macrofauna do solo. Intercambista em Espanhol I na Universidade Santo Tomás - Chile pelo Programa de Experiência Internacional (Santo Tomás - Uema)

Luiza Daiana Araújo da Silva Formiga, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias

Possui graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual do Piauí (2006), mestrado em Sistemas Agrosilvopastoris no Semi-Árido pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, caatinga, semiárido, gramíneas, forragem, caprino, macrofauna, mesofauna, bioindicadores e qualidade ambiental. Coordena o Laboratório de Fauna do Solo do CESC/UEMA.

Publicado

15-05-2024

Como Citar

SILVA, M. R. de A. C.; RODRIGUES, . J. . C. .; MARTINS, A. E. de S. .; CONCEIÇÃO, C. B. da .; COSTA, D. da S. .; GONÇALVES, M. V. P. .; FURTADO, R. de S. .; MELO, L. V. S. O.; FORMIGA, L. D. A. da S. Levantamento populacional de besouros coprófagos (Coleoptera: Scarabaeidae) em uma unidade de conservação do Leste do Maranhão: Population survey of dung beetles (Coleoptera: Scarabaeidae) in a conservation unit in Eastern Maranhão. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 336–345, 2024. DOI: 10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33381. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/33381. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos