Uma abordagem baseada em lógica fuzzy para o diagnóstico e planejamento da rede de nivelamento do Sistema Geodésico Brasileiro

A fuzzy logic approach for diagnosing and planning the leveling network of the Brazilian Geodetic System

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40465

Resumo

A rede de nivelamento é um conjunto de marcos geodésicos denominados referências de nível (RRNN), que materializam a componente vertical de um sistema geodésico, sendo essencial para o planejamento e execução de obras de engenharia. Sua manutenção e densificação demanda um planejamento detalhado para empenho adequado de recursos. Nesse sentido, para otimizar o diagnóstico e o planejamento de campanhas geodésicas, auxiliando a tomada de decisão diante de limitações orçamentárias e operacionais, foi proposta uma metodologia baseada em lógica fuzzy, que lida com incertezas e subjetividades do processo decisório. O processo fuzzy pelo método Mamdani envolveu a fuzzificação, inferência e defuzzificação, resultando em uma priorização hierárquica de atividades de campo em alta, média e baixa. Como destaque dos resultados, identificou-se que RRNN destruídas somam 9.155 e as não encontradas, 26.322, o que correspondem a 49.6% da rede de nivelamento. Esse diagnóstico pode ser pior, já que das 22.524 RRNN com o status bom no banco de dados geodésicos e classificadas como prioridade alta de verificação da realidade física, 19.388 não são visitadas há mais de 20 anos. A abordagem proporcionou uma visão sistêmica que subsidiará o planejamento e a otimização de recursos, fortalecendo à tomada de decisão estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salomão Soares, IBGE

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Estudos Populaçionais e Pesquisas Sociais, área de concentração: População, Sociedade e Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2006) e doutorando em Ciências Geodésicas pala Universidade Federal do Paraná (2024). Tecnologista de informações geográficas e estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atuando na Gerência de Redes de Referência Vertical. Membro do Grupo de Trabalho sobre Datum Vertical (GT-III) do Projeto SIRGAS. Atuou como Copresidente do Grupo de trabalho de Geodésia (Global Geodetic Reference Frame for Américas-GRFA) do Comitê Regional UN-GGIM:Américas, grupo responsável pela integração dos Referenciais Geodésicos no continente americano e vice-presidente do Sistema de Referência Geodésico para as Américas - SIRGAS (2023 e 2024).

Regiane Dalazoana, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geomática.

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema geodésico de referência, redes geodésicas de referência e altimetria por satélites.

Hideo Araki, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geomática.

Possui graduação em Engenharia Cartográfia pela Universidade Federal do Paraná(1984), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná(1990) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná(2005). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, Revisor de periódico da Revista Ambiência, Revisor de periódico da EARTH SCIENCE INFORMATICS (INTERNET) e da LAGEAMB. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica. Atuando principalmente nos seguintes temas:fusão de dados, sistema com base em regras, ortorr.

Publicado

29-10-2025

Como Citar

SOARES, Salomão; DALAZOANA, Regiane; ARAKI, Hideo. Uma abordagem baseada em lógica fuzzy para o diagnóstico e planejamento da rede de nivelamento do Sistema Geodésico Brasileiro: A fuzzy logic approach for diagnosing and planning the leveling network of the Brazilian Geodetic System. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 225–240, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n2ID40465. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/40465. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos