LIGAÇÕES PERIGOSAS: REFLEXÃO SOBRE OS PORTÕES DO CENTRAL PARK DE NOVA IORQUE

Autores

  • Eugênio Mariano Fonseca Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16572

Palavras-chave:

Central Park, Portões, Projeto urbano, Projeto Paisagístico.

Resumo

Inicialmente parte de uma tese de Doutorado, este artigo reflete sobre o significado dos portões do Central Park de Nova Iorque e suas relações com a evolução histórica da área onde se situa. Foram levadas em consideração tanto as modificações surgidas dentro do parque como aquelas que ocorreram e continuam a ocorrer ao seu redor, quer financeiras quer políticas e/ou administrativas. Com base nesse contexto geral, procuramos situar o primeiro parque urbano dos Estados Unidos, criado para atender à população de uma cidade que crescia em ritmo acelerado, e planejado de modo democrático, no sentido mais latu sensu da palavra. Enfocamos os pontos de contato entre o parque e a cidade, analisando a natureza simbólica dos seus portões, propostos por Olmsted como homenagem às classes trabalhadoras que construíram Nova Iorque, transformando-a numa metrópole sofisticada. Os nomes destes portões, sugeridos pelo Conselho de Comissários do parque, evocaram tanto as tarefas braçais quanto intelectuais sem deixar de lado o gênero. Hoje, 160 anos após sua fundação, num século turbulento, cheio de maquinações financeiras, crises políticas e culto à Personalidade, como se encontram estes portões que homenageiam os mais humildes? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Mariano Fonseca Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Composição Paisagística pela UFRJ (1976) e mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN (2003/2015). Atualmente é Professor Adjunto 4 da UFRN. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, relação pessoa-ambiente, cinema.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

MEDEIROS, E. M. F. LIGAÇÕES PERIGOSAS: REFLEXÃO SOBRE OS PORTÕES DO CENTRAL PARK DE NOVA IORQUE. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–24, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16572. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16572. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSAIO