LIGAÇÕES PERIGOSAS: REFLEXÃO SOBRE OS PORTÕES DO CENTRAL PARK DE NOVA IORQUE

Autores/as

  • Eugênio Mariano Fonseca Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16572

Palabras clave:

Central Park, Portões, Projeto urbano, Projeto Paisagístico.

Resumen

Inicialmente parte de uma tese de Doutorado, este artigo reflete sobre o significado dos portões do Central Park de Nova Iorque e suas relações com a evolução histórica da área onde se situa. Foram levadas em consideração tanto as modificações surgidas dentro do parque como aquelas que ocorreram e continuam a ocorrer ao seu redor, quer financeiras quer políticas e/ou administrativas. Com base nesse contexto geral, procuramos situar o primeiro parque urbano dos Estados Unidos, criado para atender à população de uma cidade que crescia em ritmo acelerado, e planejado de modo democrático, no sentido mais latu sensu da palavra. Enfocamos os pontos de contato entre o parque e a cidade, analisando a natureza simbólica dos seus portões, propostos por Olmsted como homenagem às classes trabalhadoras que construíram Nova Iorque, transformando-a numa metrópole sofisticada. Os nomes destes portões, sugeridos pelo Conselho de Comissários do parque, evocaram tanto as tarefas braçais quanto intelectuais sem deixar de lado o gênero. Hoje, 160 anos após sua fundação, num século turbulento, cheio de maquinações financeiras, crises políticas e culto à Personalidade, como se encontram estes portões que homenageiam os mais humildes? 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eugênio Mariano Fonseca Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Composição Paisagística pela UFRJ (1976) e mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN (2003/2015). Atualmente é Professor Adjunto 4 da UFRN. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, relação pessoa-ambiente, cinema.

Publicado

18-12-2017

Cómo citar

MEDEIROS, E. M. F. LIGAÇÕES PERIGOSAS: REFLEXÃO SOBRE OS PORTÕES DO CENTRAL PARK DE NOVA IORQUE. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–24, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16572. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16572. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

ENSAIO