INVESTIGAÇÃO ESPACIAL: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E GERAÇÃO DA URBANIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16574

Palavras-chave:

habitação de interesse social, urbanidade, habitabilidade, estratégias humanizadoras.

Resumo

Este trabalho apresenta a produção parcial da pesquisa Habitação de Interesse Social: interação entre escala arquitetônica e urbana, que objetiva investigar a produção de projetos de Habitação de Interesse Social Contemporânea, realizada através de concursos e/ou parcerias público privadas. A seleção dos projetos foi realizada a partir de um conjunto amostral de vinte e cinco escritórios eleitos em 2010 como a “nova geração da arquitetura brasileira”. Neste estudo analisa-se as propostas desenvolvidas pelos escritórios Arquitetos Associados, Yuri Vital - propostas independentes de habitação horizontal - e os escritórios UNA Arquitetos e Grupo SP - propostas verticalizadas para o concurso Habita Sampa. As discrepâncias do arranjo formal das unidades habitacionais, bem como suas relações com os espaços condominiais e público sugerem percepções ambientais distintas. Analisar, comparativamente, como as tipologias habitacionais respondem aos problemas de projeto impostos por distintos contextos, e inferir a respeito da potencialidade de socialização gerada a partir das diferentes configurações espaciais representam o objetivo central desta investigação. A análise se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica, documental e análise gráfico-textual gerada através do redesenho dos projetos e da simulação de percursos a partir dos 3D gerados. Como resultado deste estudo, foram identificados padrões de urbanidade, habitabilidade e estratégias humanizadoras de acordo com as diferentes tipologias. Finalizando, esta pesquisa tem por intuito entender, através da investigação espacial, recursos de projeto que potencializem percepções positivas no sentido de lugar para os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Constantinou, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (1989) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Letícia Bettio Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Pesquisadora em Iniciação Científica na pesquisa: Habitação de Interesse Social e Cidade: interação entre escala arquitetônica e urbana.

Adriana Luckei Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Pesquisadora em Iniciação Científica na pesquisa: Habitação de Interesse Social e Cidade: interação entre escala arquitetônica e urbana.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

CONSTANTINOU, E.; BETTIO MACHADO, L.; LUCKEI RODRIGUES, A. INVESTIGAÇÃO ESPACIAL: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E GERAÇÃO DA URBANIDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 108–123, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16574. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16574. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA