MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16577

Palavras-chave:

Processo de Projeto, Modelo Físico, Reflexão-na-ação, Criatividade, Práticas

Resumo

O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Florio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto do quadro permanente do programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie. Membro do Comitê de Ética da UPM. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). É Assessor ad-hoc da FAPESP, consultor da CAPES e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais.

Ana Tagliari, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (FAU-Mackenzie UPM 2002), Mestrado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas ( IA-UNICAMP 2008 - Prêmio Franklin Delano Roosevelt 2009) e Doutorado em Arquitetura (FAUUSP 2012), área de concentração Projeto de Arquitetura (Bolsa CNPq). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), credenciada no Programa de Pós-Graduação "Arquitetura, Tecnologia e Cidade", onde realiza pesquisa financiada pelo CNPq e Faepex. É autora do livro "Frank Lloyd Wright. Princípio, Espaço e Forma na Arquitetura Residencial", 2011 (Menção Honrosa - Premiação IAB 2011). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura: Projeto, Representação e Análise", além de integrar os Grupos de pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital" da FAU-Mackenzie e "Arquitetura: Projeto, Pesquisa e Ensino" da FAUUSP.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

FLORIO, W.; TAGLIARI, A. MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 13–26, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16577. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO