MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16577Palavras-chave:
Processo de Projeto, Modelo Físico, Reflexão-na-ação, Criatividade, PráticasResumo
O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas.Downloads
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Publicado
30-08-2017
Como Citar
FLORIO, W.; TAGLIARI, A. MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 13–26, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16577. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
ENSINO
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