UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O PAPEL DOS ESPAÇOS LIVRES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE

Autores

  • Diego Freire Martins Centro Universitário de Quixadá - UNICATÓLICA
  • Giselle Cerise Gerson PROARQ/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16589

Palavras-chave:

Espaços Livres Públicos, Escola Pública, Preferências Ambientais, Abordagem Experiencial

Resumo

O sistema educacional não possui mais uma hegemonia educativa, levando em consideração as inúmeras fontes de aprendizagem da atualidade que contribuem para a formação humana. Dessa forma, optou-se pela aprendizagem oriunda da socialização, promovidas nos espaços livres públicos da cidade. O estudo está dividido em duas escalas: a urbana por meio dos espaços livres públicos como ruas, praças e vazios urbanos; e a escala da escola por meio de suas áreas livres. Assim, tem-se como objetivo compreender a relação entre a configuração dos espaços livres públicos e comportamento dos alunos de uma escola pública e seu entorno. Para tanto, a pesquisa possui uma abordagem experiencial e está estruturada em revisão de literatura com uma aproximação sobre a relação entre educação e cidade; e Estudo de Caso, com a escolha de uma escola pública municipal na periferia do município de Quixadá/CE, onde houve aplicação dos instrumentos metodológicos - o mapa cognitivo, mapa comportamental e poema dos desejos, a fim de compreender a percepção dos alunos sobre a escola e o bairro, suas preferências ambientais quanto às escolhas dos lugares de recreação e como acontece a apropriação destes nas áreas livres da instituição, nos trajetos casa-escola. Os resultados encontrados foram de que os espaços livres da escola podem se transformar no elemento integrador entre escola e comunidade e que entender a escola e seu entorno como possibilidades de aprendizagem é uma forma de complementar a formação humana através da promoção de espaços de estímulo à socialização, à autonomia e à cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Freire Martins, Centro Universitário de Quixadá - UNICATÓLICA

Graduando em arquitetura e urbanismo, participante do LOCI - Grupo de estudos em Qualidade do Lugar - Centro Universitário Católica de Quixadá/CE.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

MARTINS, D. F.; GERSON, G. C. UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O PAPEL DOS ESPAÇOS LIVRES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 92–107, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16589. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16589. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA